(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

EUA: aplicativo de celular permite a manifestante avisar prisão


postado em 31/10/2011 09:34

OAKLAND - Os manifestantes americanos ganharam importantes aliados, os programadores de software, que desenvolveram um aplicativo de smartphones para alertar advogados e familiares sobre eventuais prisões e outro que permite fazer discursos à multidão por meio dos telefones.

Um aplicativo gratuito chamado "I´m Being Arrested" (Estou sendo preso) começou a ser vendido na quinta-feira na loja online Android Market, que oferece programas para smartphones equipados com o sistema operacional Android desenhado pelo Google.

"Avise seu advogado, familiares, etc, de que está sendo preso com apenas um clique", anuncia a descrição do aplicativo para ativistas e manifestantes que estiverem participando dos protestos "Occupe Wall Street" em várias cidades americanas.

O programa permite aos usuários configurar uma lista de pessoas que receberão uma notificação através de uma mensagem de texto por telefone no caso de uma prisão iminente, ativada por apenas uma tecla do telefone.

O site www.movements.org publicou na quinta-feira instruções sobre como obter, instalar e utilizar o aplicativo, incluindo a recomendação de adicionar às mensagens dados de quem e onde está protestando no momento.

Entre os comentários publicados no site da loja da Android estão também alguns que pedem uma reconfiguração do aplicativo, para que inclua a localização via satélite das pessoas de forma automática.

O aplicativo está disponível em inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, turco e catalão.

Os manifestantes também utilizam outro software, o Vibe, que permite às pessoas que têm um telefone Apple ou Android trocar de forma anônima mensagens curtas que são configuradas para serem apagadas depois de um curto período de tempo.

A ideia é que as mensagens desapareçam e não possam ser encontradas pelas autoridades caso estas confisquem os telefones.

Outro aplicativo Android, o Shouty, permite aos manifestantes fazer discursos para a multidão através dos smartphones, evitando assim as proibições policiais de utilizar megafones.

Os aplicativos para Android saem muito antes no mercado, porque não são submetidos ao rígido processo de testes realizados pela Apple para avaliar os programas de seus smarphones.

Os especialistas em informática trocam ideias sobre estes aplicativos durante os "hackathons", reuniões de programadores com o objetivo de desenvolver o chamado "software colaborativo", com projetos que incluem programas para registrar a brutalidade policial e de tutoriais para ativistas.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)