(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Fama da ração humana está com os dias contados

Alardeada como redutora de peso, mistura de farelos não promove alteração na composição corporal, apesar de reduzir níveis do colesterol total, diz pesquisa da UFV. Diabéticos ou celíacos têm restrições a alguns de seus ingredientes


postado em 31/10/2011 08:21 / atualizado em 31/10/2011 08:52

Conheça cada um dos ingredientes da ração humana(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Conheça cada um dos ingredientes da ração humana (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)


Depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertar a população sobre os riscos à saúde do consumo de produtos genericamente conhecidos como “ração humana”, uma pesquisa inédita da Universidade Federal de Viçosa (UFV) vem corroborar a recomendação. Os resultados do estudo, que acompanhou o consumo de ração humana por mulheres adultas com sobrepeso e obesidade (índice de massa corporal entre 25 e 35), contrariam o consenso popular quanto aos efeitos benéficos da fórmula, principalmente no que diz respeito à redução de peso e aumento da saciedade. Segundo Josefina Bressan, coordenadora do Laboratório de Metabolismo Energético e de Composição Corporal da UFV, a pesquisa avaliou as mulheres em três parâmetros: composição corporal (peso, porcentagem de gordura e massa magra), comportamento alimentar (aumento da saciedade, por exemplo) e perfil bioquímico (níveis de glicose, colesterol total, suas frações e triglicérides).

“O composto usadocomosubstituto do café da manhã por 45 dias não promoveu alterações na composição corporal, nas concentrações de glicose, HDL, VLDL, TC/HDL, ASTeALT (estas duas últimas avaliam o funcionamento hepático) e nas sensações de saciedade e fome. No entanto, o consumoda ração por 45 dias consecutivos reduziu as concentrações do colesterol total e do colesterol ruim (LDL), além do nível de triacilglicerídeos, mesmo com a manutenção do consumo de calorias, macronutrientes e fibras pelas voluntárias”, explica José Luiz Marques Rocha, um dos autores do trabalho.

Conheça cada um dos ingredientes da ração humana
Conheça cada um dos ingredientes da ração humana
Segundo ele, os resultados são relevantes entre indivíduos com sobrepeso e obesidade, uma vez que esta melhora no perfil bioquímico pode contribuir para a redução de fatores de risco para doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas não transmissíveis. Contudo, além de não servirem para que se encoraje o consumo do produto como substituto de refeições, confirmam o que já se sabia sobre a ingestão de fibras e sobre os benefícios de se comer isoladamente ingredientes da ração humana, como a aveia. “Se as pessoas consumissem regularmente alguns dos ingredientes separadamente, teriam o mesmo benefício”, antecipa.

Com tantas promessas milagrosas veiculadas pelos fabricantes, os especialistas também se preocupam com o uso indiscriminado da ração e pedem cautela. De acordo com Josefina, a fórmula não passa de mais um modismo. Apesar dos ingredientes bons, ela alerta que as quantidades indicadas (duas colheres de sopa) não produzem os efeitos nutracêuticos (para prevenir doenças) esperados. Com mais de duas colheres, o alimento pode ficar calórico demais e, em vez de emagrecer, levar a pessoa a ganhar peso. “Além disso, não é conhecida a forma como os ingredientes da mistura reagem quando são ingeridos juntos. Podem haver interações perigosas no que diz respeito à biodisponibilidade dos nutrientes”, alerta.

Contudo, pior que não fazer efeito algum são as contraindicações da ração humana. O guaraná em pó, por exemplo, pode ser contraindicado por causar irritabilidade, insônia ou taquicardia e deve ser retirado da composição se ela for usada por gestantes ou pessoas com gastrite e úlcera estomacal, segundo a nutricionista Alice Carvalhais. O levedo de cerveja pode aumentar o apetite e a soja deve ser excluída em caso de intolerância.

Alice explica que a aveia, que contém glúten, é contraindicada para celíacos e o açúcar mascavo, definitivamente, não pode ser usado por quem é diabético. Para completar, a quinoa, para pacientes renais, só pode ser usada com indicação. Quem tem alergia a linhaça ou síndrome do intestino irritável também pode sofrer com efeitos colaterais como dores de cabeça e aumento das
idas ao banheiro. Além disso, como o produto normalmente é consumido sem orientação, as pessoas não são informadas sobre a necessidade de ingerir muita água, justamente para evitar os fecalomas, ou endurecimento das fezes.

O fato é que, sempre que o mercado lança novidades, há uma corrida dos consumidores. Mas não existem soluções mágicas para quem quer emagrecer ou ter uma vida mais saudável, como afirma Josefina Bressan. Segundo ela, o preparo pode auxiliar na perda de peso e no equilíbrio das funções orgânicas, mas não se trata de um pó milagroso. “É mais uma dieta da moda e não tem nada que uma alimentação saudável já não preconize. Uma pessoa normal, que come todos os tipos de alimentos, não precisa de nenhum outro tipo de suplemento”, diz.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)