(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Pequenas peças, grandes máquinas

Computador tudo em um da Positivo é indicado para pequenas e médias empresas em ambientes reduzido


postado em 20/10/2011 13:30

Equipamento cumpre bem suas funções, mas o preço poderia ser menor (foto: Positivo/Divulgação)
Equipamento cumpre bem suas funções, mas o preço poderia ser menor (foto: Positivo/Divulgação)
Não importa qual seja o modelo de negócios ou o ramo de atuação, é certo que qualquer escritório hoje em dia precisa de pelo menos um computador. Para os ambientes de trabalho com pouco espaço e/ou que necessitem de muitas máquinas, uma solução vem chamando cada vez mais atenção dos empresários. São os tudo em um (all in one). O Informátic@ testou o modelo Master U800 da Positivo, um computador compacto e eficiente, embora com algumas limitações de desempenho.

À primeira vista, o U800 chama atenção pelo visual discreto. O design, em geral, não foge muito dos tudo em um tradicionais: bordas pretas, caixas de som embutidas, botão liga/desliga e acabamento em black piano. No quesito funcionalidade, porém, o desenho deixa bastante a desejar. A ausência de um pé de elevação exige que o usuário incline o monitor em até 30º para evitar os torcicolos (isso se ele não quiser utilizar enciclopédias e caixas de papelão como calço). O drive de DVD é instalado de maneira inversa: o pino que segura a mídia fica voltado para a parte traseira da máquina, dificultando o manuseio. No manual, uma estranha observação: o pé de sustentação do monitor pode ser usado como alça, para carregar o equipamento. As razões por que alguém se movimentaria com uma máquina sem bateria autônoma permanecem um mistério.

A instalação é simples. Basta conectar a fonte à entrada de alimentação e ligar na tomada, como se fosse um notebook. Mesmo com os cabos do teclado e do mouse que acompanham o produto, o resultado é uma mesa limpa e organizada, sem aqueles novelos de fios elétricos para juntar poeira e, eventualmente, causar algum acidente. Além de ocupar menos espaço, o U800 também esquenta bem menos que os CPUs e os notebooks padrão. No total, a economia de energia elétrica pode chegar a até 74%, com uma fonte de 250W.

O modelo testado conta com câmera embutida e placa de rede sem fio, eliminando mais dois elementos usualmente cabeados. Tanta praticidade tem um efeito colateral grave: apenas três entradas USB disponíveis no aparelho. Com mouse e teclado conectados, sobra apenas uma conexão para câmeras digitais, pen drives, HDs externos e outros dispositivos. Uma das três, pelo menos, tem função USB Power e pode recarregar a bateria de celulares ou câmeras com a mesma função.

O processador Intel Core2Duo T6670 e os 4GB de memória RAM garantem boa performance. Nos testes, o computador demorou pouco mais de 50 segundos para inicializar todo o sistema. A tela de 18,5 polegadas é grande o suficiente para operar diversas funções ao mesmo tempo. Permite, por exemplo, visualizar um navegador, um editor de planilhas e outro de processamento de texto simultaneamente, distribuindo-os pela tela. No entanto, o sistema peca pela falta de uma placa de vídeo eficiente. O chip onboard deixa a desejar com qualquer programa que demande mais memória dedicada, incluindo os de processamento gráfico ou editoração de vídeo.

Em resumo, o U800 cumpre bem as funções esperadas de um all in one: economiza espaço, tem bom desempenho e esquenta pouco. Para ambientes pequenos e lotados de computadores — centrais de telemarketing e lan houses, por exemplo —, é uma boa saída. Para o usuário doméstico, o preço sugerido de R$ 1.570 já é um pouco salgado, mas não proibitivo. Depende, é claro, do uso pretendido e do capital disponível.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)