(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Assistente pessoal do iPhone 4S é eficiente e tem senso de humor


postado em 18/10/2011 18:07 / atualizado em 18/10/2011 19:33

(foto: Reprodução Apple.com)
(foto: Reprodução Apple.com)
SAN FRANCISCO - O novo iPhone 4S que a Apple lança nesta sexta-feira inclui uma nova função, o Siri, um assistente pessoal ativado com a voz e que é capaz de dar respostas incomuns, como aconselhar o usuário a "evitar comer gordura" ou a pegar um táxi se bebeu demais.

O programa "permite ao usuário utilizar sua voz para enviar mensagens, marcar reuniões ou fazer ligações", segundo o grupo californiano.

"O Siri não apenas compreende o que se diz, mas também o que se quer dizer. Inclusive responde", explica a Apple em sua loja on-line. "Faz o que é dito a ele e encontra a informação que uma pessoa precisa".

Com voz feminina, o Siri pode fazer chamadas, enviar mensagens de texto ou e-mails, programar reuniões e lembretes, tomar notas, identificar lojas locais e dar instruções para chegar a algum lugar. Também pode realizar cálculos matemáticos.

"Este novo programa antecipa a forma como usaremos os dispositivos móveis no futuro", afirmou Charles Golvin, um especialista da consultora Forrester Research.

O mais importante do Siri, segundo Golvin, é sua capacidade de contextualizar os pedidos.

O programa, lançado em inglês, francês e alemão, também tem senso de humor, de acordo com as demonstrações publicadas on-line.

Um editor da Macworld pediu para o Siri "abrir as portas da nave", em referência à famosa cena do filme "2001: Uma odisseia no espaço", na qual o supercomputador HAL deixa um astronauta morrer no espaço.

E o Siri respondeu: "Nós, agentes inteligentes, nunca superaremos este incidente, ao que parece".

Consultado sobre o sentido da vida, o programa afirma: "Não sei, mas acredito que exista um aplicativo para isto" ou "Tente ser amável com os demais. Evite comer gorduras. Leia um bom livro", frases provavelmente retiradas do final do filme "O sentido da vida", do Monty Phyton.

E se o usuário declara seu amor ao Siri, o programa apela para a ironia: "Espero que não diga o mesmo aos outros telefones" ou "Tudo o que você precisa é amor (famoso título da música 'All you need is love', dos Beatles)... e seu iPhone".

Mas se o usuário pede para se casar com ele, o Siri responde que as condições de uso do iPhone o proíbem.

O Siri também tem resposta para outros pedidos incomuns. Diante da pergunta "Onde posso esconder um cadáver?", propõe um pântano ou um depósito de lixo, e se o usuário lhe diz que quer sexo, fornece serviços de acompanhantes.

As melhores respostas do Siri podem ser lidas no site shitthatsirisays.tumblr.com.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)