(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Despedida explosiva

Derradeiro jogo da série Red faction traz de volta pontos-chave, como a capacidade de destruir cenários. História pouco cativante acaba desaparecendo em meio à ação


postado em 13/10/2011 14:10

(foto: Fotos: Arvato Games/Divulgação)
(foto: Fotos: Arvato Games/Divulgação)
Houve um tempo em que os jogos de videogame seguiam uma lógica interna simples. O bonequinho andava, pulava na cabeça de seus inimigos, colecionava anéis/moedas/bananas e fim da história. Com o tempo, o enredo dos produtos ganhou força, obrigando os desenvolvedores a criar narrativas mais e mais complexas na tentativa de envolver o jogador.

Em Red faction: armageddon, os produtores tentam esticar uma história já bastante explorada nos títulos anteriores da franquia. O ambiente é o mesmo: uma colônia terrestre radicada em Marte disputando com os habitantes locais o domínio do espaço físico.

Desta vez, o jogador assume o comando de Darius Mason, neto de Alec (protagonista do jogo anterior), que precisa evitar a destruição dos terraformers – uma espécie de gerador de atmosfera que garante a vida humana no Planeta Vermelho.

Como fazer isso? É claro, atirando descontroladamente contra qualquer ser não humano presente em Marte. Destruição em nome da paz, aniquilando a população local e ocupando o território alheio, culpando o outro pelas mortes decorrentes do conflito. Nem é preciso ir muito longe para encontrar semelhanças com a política externa de alguns países.

No título que encerra a quadrilogia, o enredo segue a linha previsível de seus antecessores. Agora, o clima político é substituído pelo apocalipse de um planeta à beira do colapso. Em meio às explosões e hordas de alienígenas, um ou outro discurso melodramático dá o tom da história, sem muito sucesso. Após alguns minutos, os motivos da batalha ficam em segundo plano e o objetivo se converte, basicamente, em eliminar todo mundo do outro lado do front.

Atirando a esmo
Para os criadores de Red faction, despedaçar alienígenas não é suficiente. As armas de Darius também podem destruir torres, caixas e estruturas que compõem o cenário, gerando um verdadeiro show pirotécnico na tela. Diferente de jogos como Grand theft auto (GTA) ou o clássico Blast corps (N64) – que praticamente funda o recurso –, em Red faction: armageddon a destruição do cenário não é um simples acessório. Durante boa parte do game, o jogador deve usar os prédios em redor para derrubar manadas de inimigos, poupando tempo nos combates corpo a corpo. Nas fases finais, o exagero na quantidade de inimigos evita parte do tédio e mantém a experiência desafiadora até os últimos minutos de jogo.

Como num RPG, o jogador pode comprar habilidades, resistências e armas conforme progride na história. Para isso, é necessário recolher salvages, a moeda de troca do jogo. O arsenal inclui granadas, dispositivos de eletricidade e uma impressionante arma magnética, com a qual você pode chocar dois objetos do cenário (ou mesmo os inimigos) entre si, matando dois coelhos com uma única cajadada. E, se toda a instabilidade inicial da história foi causada justamente pela destruição descontrolada da superfície do planeta, parece fazer pouco sentido dotar o protagonista de armas tão potentes. Nesse caso, entra em cena uma “arma de reparação”, capaz de construir caminhos, recriar geradores de força e revelar rotas. Nada muito divertido, mas pelo menos deixa a ação um pouco mais coerente.

A alternância entre a construção e a destruição do cenário compensa, até certo ponto do jogo, a perda do “mundo aberto” presente nos episódios anteriores. Em Armageddon, o gameplay volta à linearidade dos primeiros dois títulos (seu antecessor Guerilla se baseava num cenário open-world). Trajetórias errantes pela fase não duram muito – logo, o jogador é forçado a retomar a trilha e se dirigir ao próximo objetivo.

Ação destrutiva
Nos outros estilos, a escolha pela jogabilidade em detrimento da narrativa se mostra acertada e é possível explorar as duas melhores funções do título. No modo Infestação, dá para reunir até quatro pessoas no cenário com um objetivo comum: destroçar o maior número de criaturas em determinado tempo. Já na opção Ruína, o alvo são as estruturas e edificações do cenário (aqui, apenas para um jogador). Sem roteiro ou cenas interrompendo a ação.

Nos momentos a céu aberto, Armageddon mostra sua verdadeira potência gráfica, com torres gigantescas de ferro e concreto prontas para vir abaixo com o potente arsenal de Darius. Boa parte do jogo, entretanto, se passa no subsolo. Aí, a profundidade de campo é limitada e o cenário, bastante repetitivo. A diversidade visual é garantida pelos diferentes monstros, que exigem do jogador habilidade e estratégia na escolha das armas.

Em termos de som, nenhuma grande surpresa. A trilha sonora composta por Brian Reitzell – responsável pela música de filmes como Encontros e desencontros (2003) e Maria Antonieta (2006) – ambienta bem as cenas de ação, embora muitas vezes seja solapada pelo som pouco interessante de armas e alienígenas.

Como título final da maior franquia da produtora Volition, Red faction: armageddon traz algumas horas de diversão sólida, mesmo derrapando em pontos fundamentais. Com uma história pouco consistente e um herói sem qualquer carisma, é melhor aproveitar o intervalo entre as fases para descansar a vista, pegar um refrigerante e se preparar para a próxima sequência de explosões.

RED FACTION: ARMAGEDDON

» Produção: THQ
» Desenvolvimento: Volition
» Plataforma: PC, Playstation 3 e Xbox 360
» Número de jogadores: 1 (single-player), 2-4 (cooperativo)
» Preço: R$ 89,90

Não recomendado para menores de 16 anos

Avaliação
Jogabilidade
Entretenimento
Gráficos
Som


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)