Achou tudo isso um tanto radical? Deseja impedir que terceiros alterem sua planilha, mas quer se reservar o direito de mudar uma coisa ou outra, se isso lhe der na veneta? Pois também isso é simples: clique na aba “Revisão” da Faixa de Opções e em seguida no ícone “Proteger planilha” do grupo “Alterações”. Abre-se a janela “Proteger planilha” solicitando uma senha, que mais tarde poderá ser usada para desproteger a planilha. Nela, a caixa “Proteger planilha e o conteúdo de células bloqueadas” vem marcada por padrão e há uma lista de ações que, se marcadas, poderão ser executadas por quem abrir a planilha. Por padrão estão todas desmarcadas, exceto a seleção de células bloqueadas e desbloqueadas, que será então a única ação permitida (examine as outras e, se desejar, marque as que decidir permitir). Um clique em OK resulta em uma nova janela solicitando a confirmação da senha. Confirme, e a partir de então (mesmo antes de gravar a planilha) todo o conteúdo estará bloqueado para edição. Caso você mude de ideia, clique no ícone “Desbloquear planilha” (que passou a ocupar o lugar do “Bloquear planilha”), entre com a senha e a planilha será desbloqueada para edição.
Mas o melhor mesmo é a possibilidade de criar uma planilha em que somente algumas células podem ser alteradas. Por exemplo: na planilha fictícia da figura, os números de “verdes” (seja lá o que venham a ser) e os títulos das linhas e colunas foram inseridos pelo autor, que também criou a fórmula da coluna “E”, que subtrai os “azuis” dos “verdes”. Esta planilha deve ser enviada para o responsável pela contagem dos “azuis”, de modo que ele nada mais possa fazer se não entrar ou alterar estes – e apenas estes – números mês a mês. Para isso, criada a planilha, selecione apenas as células cuja edição será permitida (D3:D14 na figura) e, na aba “Página Inicial”, grupo “Fonte”, clique no pequeno ícone “Formatar células: Fonte”, assinalado pela seta 1 da figura. Isso fará se abrir a janela “Formatar células”. Passe para a aba “Proteção” e desmarque a caixa “Bloqueadas” (que, por padrão, vem marcada) assinalada pela seta 2 e saia clicando em OK. Agora, todas as células estão bloqueadas, menos as selecionadas. Porém é preciso não se esquecer de proteger a planilha clicando em “Proteger Planilha” do grupo “Alterações” da aba “Revisão”, entrando e confirmando a senha, como descrito no parágrafo anterior. E se lembrar de manter marcada a caixa que permite selecionar células desbloqueadas.
No que toca à proteção de planilhas, isso é não mais que o básico. Muito mais pode ser feito (como conceder a um grupo de usuários permissão para alterar planilhas protegidas). Veja detalhes na Ajuda do Excel 2010: entre com “proteger” na caixa de pesquisa e clique no atalho “Proteger por senha os elementos de uma planilha ou pasta de trabalho”. Bom proveito.