(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Disco rígido em forma


postado em 01/09/2011 11:50

(foto: Ccleaner/Reprodução de tela)
(foto: Ccleaner/Reprodução de tela)

Tudo conspira para o seu micro ir perdendo a forma. Quanto mais programas você instala, mais lento ele fica, pois parte dos programas se instala na memória reduzindo o espaço livre para novos programas rodarem. Outros criam um monte de arquivos de trabalho, muitos deles temporários, que acabam virando permanentes. Outros, mesmo depois de desinstalados, ainda deixam arquivos inúteis no disco. Para resolver boa parte desses problemas, recomendamos o programa Ccleaner, disponível em https://www.piriform.com/CCLEANER. Contudo, os próprios usuários acabam sendo responsáveis por uma parte do espaço ocupado desnecessariamente no disco.

Isso acontece quando você começa a copiar ou mover arquivos de uma pasta para outra e acaba ficando com diversas cópias do mesmo arquivo no HD, sendo que precisaria somente de uma delas. Por exemplo, você descarrega um cartão de memória com fotos para uma pasta e depois faz cópias de várias fotos para outras pastas sem apagar as fotos originais. A situação fica mais difícil quando o nome dos arquivos é modificado. Aí, visualmente é complicado fazer uma limpeza comparando os nomes de arquivos.

Enfim, é bem provável que muitos MBs do disco rígido do seu micro estejam totalmente ocupados por arquivos duplicados. Com o Duplicate Cleaner 2.1, disponível em https://www.digitalvolcano.co.uk/content/duplicate-cleaner, você poderá fazer uma bela faxina no seu micro. O programa é gratuito e muito simples de usar. Na tela principal, clique na aba “Critérios de pesquisa”. Você precisa selecionar pelo menos o drive que deseja pesquisar. Mas pode incluir filtros para excluir determinados tipos de arquivos da busca, como arquivos executáveis .EXE. Pode também fazer a busca apenas em grupos de arquivos. Por exemplo, buscar duplicatas somente em arquivos de imagem, de vídeo ou de música.

Depois de feita a busca, o programa exibe uma lista com todos os arquivos duplicados. Cabe a você analisar a lista e fazer a exclusão dos que desejar deletar. O programa é realmente útil. Eu, que sempre busco deixar o micro sem muito lixo, acabei recentemente eliminando 1GB de arquivos duplicados de fotos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)