Jornal Estado de Minas

Incêndio atinge banco genético da USP de Ribeirão Preto

AE
Um incêndio atingiu cerca de 30 hectares de um total de 75 hectares da Floresta da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto (SP), onde está localizado o banco genético da instituição.
Segundo informações da professora Elenice Varanda, "guardadas as devidas proporções, a perda da USP é a mesma que aconteceu com o Instituto Butantã", quando um incêndio destruiu a maior coleção de cobras, aranhas e escorpiões do mundo, em maio do ano passado.

O incêndio, que começou por volta das 13 horas de terça, sendo controlado após três horas, atingiu parte da floresta, onde está localizado o banco genético de biodiversidade. Lá estava armazenada uma coleção viva de espécies encontradas nas bacias do Rio Pardo e Rio Mogi, na região de Ribeirão Preto.

Foram perdidos, segundo a USP, material genético de insetos, aves, ninhos de passarinhos, além de árvores de várias espécies, com sementes de origem conhecida e qualidade garantida, a fim de recuperar áreas degradadas. Além da floresta, foi atingido também parte do espaço destinado à ampliação do campus.

Ainda não há informação sobre as causas do incêndio.