Bem, o IE é o líder do mercado (segundo a Wikipedia, é usado por 41% dos internautas, seguido pelo Firefox com 29% e Chrome com 18%). E o relatório fez um senhor estardalhaço. Foi divulgado pela CNN, por respeitabilíssimos jornais, como o The Telegraph, The Guardian, London Daily Mail e até pelo sisudíssimo Forbes, a home page for the World’s Business Leaders. Sítios de notícias de irretocável reputação, como o CNet, noticiaram as conclusões da AptiQuant e citaram dados do relatório. E os mais sensacionalistas, como o The Register, deitaram e rolaram com manchetes que mostravam até certo regozijo: “It's official: IE users are dumb as a bag of hammers” (“Agora é oficial: usuários do IE são burros como uma porta”). O GlobalPost publicou um subtítulo dirigido aos usuários do IE6 em termos, no mínimo, pouco delicados: “Are you an IE 6 user? Then chances are, you're an idiot — at least according to a new survey matching IQ with choice of web browser” (Você é um usuário do IE6? Então há boas possibilidades de que você seja um idiota – pelo menos de acordo com uma nova pesquisa associando o QI com a escolha de um programa navegador).
Há cerca de uma semana, a seção sobre a Microsoft do sítio TNW divulgou que provavelmente tudo aquilo não passava de uma empulhação (hoax). E não foi muito difícil descobrir: bastou fazer uma simples verificação de propriedade de domínio (whois) com AptiQuest para descobrir que o domínio da empresa, que dizia ter efetuado uma pesquisa via internet em 2005, tinha sido registrado em 14 de julho passado. O que levou o programador Tarandeep Gill a revelar que tudo aquilo não passava de uma invenção dele com o objetivo de chamar a atenção para as incompatibilidades do IE6 com os modernos padrões de desenvolvimento web, e ver se com isso diminuiria o número de seus usuários, facilitando a vida dos desenvolvedores (veja seu relato completo em https://www.aptiquant.com/articles/396/).
Ora, eu mesmo não sou jornalista. Mas convivo o suficiente com bons profissionais da imprensa para saber que o mais primário dos deveres de um jornalista diante de uma notícia “estranha” é apurar sua veracidade. O que no caso era facílimo, como mostra o próprio Gill em https://www.aptiquant.com/news/tell-tale-signs-that-should-have-uncovered-the-hoax-in-less-than-5-minutes/. Como, então, explicar que tanta gente boa tenha deixado de fazê-lo?
Pois fica então instituído o concurso de estupidez. Em sua opinião, quem é o mais estúpido: o usuário do IE, que insiste em usar um navegador ultrapassado, Tarandeep Gill, que aprontou toda essa cangancha para ter menos trabalho, ou os irresponsáveis que divulgaram uma notícia tão estapafúrdia sem se dar ao trabalho de apurar sua veracidade? Dureza, pois não?