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Estado de Minas

Sistema permite cobrança automática de pedágio

Chip instalado no parabrisa do carro troca informações com uma antena instalada nos pedágios


04/08/2011 11:34 - atualizado 04/08/2011 15:23

O sistema funciona assim: um chip é instalado no parabrisa do carro...
O sistema funciona assim: um chip é instalado no parabrisa do carro... (foto: Niels Andreas/Divulgação)
Uma das aplicações da tecnologia RFID mais à vista das pessoas é o sistema Sem Parar, operado pela empresa Serviços e Tecnologia de Pagamento (STP). Ele foi criado em 2000 com o objetivo de implementar a cobrança eletrônica de pedágios e garantir a integração dos sistemas de pagamento automático em âmbito nacional. O Sem Parar já virou sinônimo de pedágio automático, principalmente em São Paulo. Hoje, também usando RFID, a STP desenvolve conjuntamente os serviços Via Fácil, semelhante ao Sem Parar, mas em outras localidades do país; e o Onda Livre, que trabalha basicamente em regiões urbanas do Rio de Janeiro, especialmente na Ponte Rio–Niterói e na Linha Amarela.

Os serviços adotam a tecnologia de radiofrequência para a identificação automática de veículos (IAV) com aplicações que vão desde a cobrança de pedágios, passando por controle automático de acesso e pedágio urbano até a inspeção veicular ou mesmo gerenciamento de tráfego em metrópoles. No Brasil, o diferencial da STP está justamente na aplicação do sistema, que não é usado apenas para identificar frotas, mas também para o consumo de serviços, como em estacionamentos de shoppings e aeroportos.

Pelo sistema, a passagem pelo pedágio é feita mediante a troca de informações entre um chip, no veículo, e uma antena instalada na pista dos locais de paragem ou na área do estacionamento, que capta os sinais de identificação e abre a cancela automaticamente. A informação registrada pela antena é transmitida para o centro de operações da STP, que faz o processamento na conta do veículo e do cliente para o pagamento da fatura mensal.

... que troca informações com uma antena instalada nos pedágios
... que troca informações com uma antena instalada nos pedágios (foto: Niels Andreas/Divulgação)
Como usar

Para usar, o cliente se cadastra no sistema por meio de um contrato de adesão e recebe o dispositivo eletrônico (tag), que deve ser instalado no para-brisas do veículo. Com o equipamento, o carro pode passar em qualquer praça de pedágio ou estacionamento que utilize o sistema. Em data por ele escolhida, recebe um extrato com todos os dados da operação efetuada, como data, hora e os locais nos quais passou, bem como o valor de cada passagem de pedágio ou estadia de estacionamento. O valor é debitado na conta corrente ou cartão de crédito do cliente.

O sistema já é responsável, em média, por 38% das passagens nos pedágios, sendo que ultrapassa 70% em algumas praças. O custo da adesão ao sistema por veículo cadastrado, válido por cinco anos, é de R$ 60,78, e a mensalidade é de R$ 10,84 para veículos de passeio e R$ 12,10 para caminhões. O valor do pedágio ou tarifa do estacionamento não estão inclusos. Atualmente mais de 2,9 milhões de veículos utilizam o sistema, que é comercializado em mais de 182 postos de atendimento.

Para mais informações e compra, visite os sites www.semparar.com.br e www.viafacil.com.br.


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