(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Mosaico representando deus Apolo é descoberto em Roma


postado em 30/07/2011 17:21

ROMA - Um mosaico representando o deus Apolo e suas musas foi descoberto nas Termas de Trajano, a dois passos do Coliseu, no centro de Roma, anunciou nesta sexta-feira a prefeitura da cidade.

"A descoberta é muito importante. O mosaico está em perfeitas condições, e pode ser datado entre 64 d.C. e 109 d.C.", disse o superintendente de Bens Culturais de Roma, Umberto Broccoli.

Embora falte uma parte do fundo do mosaico, nele pode-se identificar a silhueta de um homem nu, que representa o deus Apolo, com uma capa e uma cítara. A descoberta foi consequência do plano de recuperação da zona arqueológica do centro de Roma, que tem o objetivo de torná-la mais acessível ao público.

O mosaico fica em uma das galerias que o imperador Trajano mandou construir para apoiar as termas batizadas com o seu nome. Até 1998, as galerias serviam de depósito para o material de manutenção dos jardins e das áreas verdes da capital.

Por trás do cascalho e do pó estava escondido um afresco grande, o que levou os arqueólogos a iniciar outras buscas, que conduziram à descoberta de dois mosaicos antes do apresentado ao público nesta sexta-feira. Os especialistas estão convencidos de que outras obras estão escondidas no subsolo.

O assessor de política cultural de Roma, Dino Gasperini, ressaltou a importância do prosseguimento dos trabalhos de escavação, e citou o problema de financiamento. "Queremos concluir as escavações e torná-las acessíveis aos turistas e cidadãos. Para isso, precisamos de 680 mil euros, 200 mil deles com urgência, pois os trabalhos já começaram", declarou.

Segundo os arqueólogos, os trabalhos irão possibilitar um maior conhecimento do restante do prédio a que pertence a parede que suporta o mosaico.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)