(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Soluções made in Minas


postado em 28/07/2011 11:24

Daniel Sangiorgi Salles, da DH Link, usa em seus projetos central wireless e módulos de automação desenvolvidos pela Neocontrol (foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press)
Daniel Sangiorgi Salles, da DH Link, usa em seus projetos central wireless e módulos de automação desenvolvidos pela Neocontrol (foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press)
Tanto a DH Link quanto a HiFi, especializadas em automação residencial, adotam em seus trabalhos principalmente soluções de uma empresa belo-horizontina, a Neocontrol, fabricante de equipamentos e softwares que viabilizam os projetos. Tudo é feito baseado-se em módulos, que vão atender o cliente de acordo com suas necessidades. Sendo assim, há módulo para controle de quase tudo: iluminação, som e vídeo, ar-condicionado, cortinas e persianas, piscinas e jardins, sistemas de segurança, umidade etc. Resumindo, é possível automatizar todos os ambientes (internos e externos) de uma casa por meio dos módulos específicos, que são as ferramentas que controlam os periféricos. “É dessa forma que criamos o que chamamos de cena, ou seja, um determinado ambiente automatizado. Uma residência totalmente automatizada é feita de várias cenas, que podem ser comandadas da maneira que você quiser e de qualquer ponto, por controle remoto, painel de parede e dispositivos móveis (iPad, iPhone e tablets, notebooks e smartphones equipados com Android) via wireless”, informa Daniel Sangiorgi Salles, da DH Link.

Natan Nogueira Rijhsingnani, da HiFi, revela que embora trabalhe também com outros fornecedores (inclusive, está em negociação para representar a iHouse em Belo Horizonte), tem na Neocontrol sua principal parceira. “Atualmente, compramos e baixamos o software de gestão da empresa, o NeocData, diretamente da App Store e programamos a personalização e configuração da(s) cena(s) de acordo com o projeto contratado, juntamente com os módulos necessários”, explica. Segundo ele, o surgimento das redes sem fio veio facilitar muito os projetos de automação, uma vez que com elas não há mais necessidade de quebrar paredes e pisos para instalação de cabeamentos. “Via roteador, você pode controlar toda uma central de automação, de qualquer lugar. Cabeamento, hoje, só se for em obra ainda em construção que possa prevê-lo, uma vez que o custo é 15% mais barato do que o Wi-fi. Fora isso, não há como deixar de usar as soluções sem fio”, completa.

“Temos como objetivo desmistificar a casa do futuro, tornando-a a casa do presente”, afirma Gabriel Peixoto, diretor-presidente da Neocontrol. “Atualmente, com as tecnologias oferecidas pela automação residencial, qualquer casa, e até mesmo espaços públicos, como shoppings e escritórios, podem aliar o conforto com sustentabilidade”, garante. Segundo ele, a automação consiste em trabalhar com soluções práticas nas quatro esferas principais: ergonomia, sustentabilidade, segurança e acessibilidade. E para uma construção ser completamente sustentável, ela precisa envolver os seguintes parâmetros: entorno sustentável, uso racional da água, energia e atmosfera e qualidade interna do ambiente. “Com a automação, todos esses parâmetros podem ser trabalhados”, assegura.

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)