(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Insetos brasileiros explicam o surgimento das asas


postado em 26/07/2011 09:14 / atualizado em 26/07/2011 09:34

Um dos insetos analisados: asas surgiram como apêndices das pernas(foto: GUNTER BECHLY/DIVULGAÇÃO)
Um dos insetos analisados: asas surgiram como apêndices das pernas (foto: GUNTER BECHLY/DIVULGAÇÃO)
Os 30 espécimes de larvas e dois de insetos adultos da ordem dos Coxoplectoptera estavam esquecidos,emmeio às coleções de museus da Europa, dos Estados Unidos e do Japão. Até que os cientistas Günter Bechly e Arnold Staniczek, do Museu Estadual de História Natural de Stuttgart (Alemanha), descobriram e deram novos rumos à explicação sobreaorigem evolutiva das asas. “Todos os fósseis tinham sido desenterrados no estado brasileiro do Ceará", explica Staniczek, em entrevista por email. "As larvas têm guelras abdominais que se inserem sobre a parte posterior do abdome, um sinal de que essas estruturas não derivam das pernas", acrescenta.

Odepósito da Formação Crato data do PeríodoCretáceo (entre 145,5 milhões e 65 milhões de anos atrás) e concentra dezenas e milhares de fósseis. Ao analisar os insetos de 120 milhões de anos, os dois especialistas não só esmiuçaram uma nova árvore evolutiva do grupo das chamadas efêmeras, como responderam a uma enigma: "As asas apontaram nos insetos como protuberâncias nas placas sobre a parte traseira do tórax ou derivaram de apêndices móveis, similares às pernas?".

As asas e parte do corpo dos Coxoplectoptera lembravam as de uma libélula. As veias das asas se assemelhavam às de uma efêmera. As pernas dianteiras, por sua vez, eram muito parecidas comas de um louva-a-deus. Günter Bechly conta ao EM, também por e-mail, que as larvas desse inseto indicavamqueas guelras abdominais se articulavam dentro da placa tergal–situadanodorso. "Comoas guelras abdominaiseas asas são estruturas homólogas, isso confirma a teoria paranotal da origem das asas", comenta. Essa teoria sugere que as asas se desenvolveram como protuberâncias do tergum (dorso).

Genes
No entanto,oestudo dos Coxoplectoptera revelou que os genes responsáveis pela formação das pernas dos insetos também são liberados durante o desenvolvimento das asas nas larvas. "Essa constatação colabora coma teoria da origem das asas a partir da saída das pernas. Isso é, as asas teriam surgido como apêndices móveis das pernas", atesta Günter. Com base nesses resultados, Staniczek e Günter propuseram que as duas teorias estão parcialmente corretas. "As asas começaram como protuberâncias do tergum, mas depois os genes das pernas foram ‘emprestados’ para que tornassem esses apêndices móveis com a articulação, dando origem às asas", acrescenta.

De acordo com Günter, os espécimes eram "tesouros perdidos" nos museus. "Os fósseis estavam em excelente estado de
conservação, mostrando detalhes minuciosos, como partes da bocaepelos", afirma. Por sua vez, Staniczek acredita que a ordem oxoplectoptera adicionou à ciência conhecimento sobre as relações ancestrais entre as espécies conhecidas de insetos. As pernas dianteiras desses bichos foram desenhadas de modo que eles se especializassem em capturar e prender a caça–habilidades não encontradas nas atuais efêmeras. O estudo dos especialistas alemães foi publicado pelo jornal científico Insects Systematics& Evolution.

 

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)