(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Turista digital

Facilidades da vida moderna são capazes de transformar qualquer um em cidadão do mundo


postado em 14/07/2011 11:27

Para Alex Pinheiro, uso da internet e de aplicativos variados são essenciais para o sucesso da viagem(foto: Fernando Henrique/Divulgação)
Para Alex Pinheiro, uso da internet e de aplicativos variados são essenciais para o sucesso da viagem (foto: Fernando Henrique/Divulgação)
O consultor para turismo 2.0 Alex Pinheiro, que trabalha com novas mídias para empreendimentos turísticos, ressalta que o ideal é começar a usar recursos tecnológicos antes mesmo de se ter uma viagem programada. “Vale a pena, por exemplo, você se cadastrar em sites de compras coletivas e receber ofertas interessantes de viagens diretamente na sua caixa de e-mail”, diz ele, lembrando que com a tendência atual de o turista programar seus passeios na internet e ser um cidadão do mundo, grandes grupos, como o Clube do Desconto, segmentaram suas ofertas, com sites dedicados só para turismo, como o Tripz (confira em www.tripz.com.br).

Entretanto, se não deu tempo de se programar devidamente, segundo ele um bom aplicativo no seu celular pode orientar sobre onde jantar ou que outra atividade fazer. Baseado em geolocalização, o mais popular deles é o Foursquare (https://foursquare.com/), que pode ser baixado em qualquer smartphone e apresenta as atrações que estão mais próximas do usuário. Semelhante, o Google Places (www.google.com/places) tem subcategorias para busca, como bares, postos de gasolina, hotéis, correios, entre outras necessidades.

Pinheiro destaca que existem dois tipos de turistas digitais: os que compartilham a viagem instantaneamente na internet e os que a documentam para contar aos amigos depois. Aos primeiros, para não ficar recorrendo toda hora a uma lan house ou garimpando redes wireless gratuitas nos locais visitados, um bom smartphone e um plano de dados robusto é necessário. “Afinal, uma twittada de 140 caracteres sobre a cachoeira maravilhosa que você está vendo fica barato, mas enviar uma foto mais pesada da Torre Eiffel vai consumir muitos dos seus megabytes”, afirma.

Já se você é daqueles que registram tudo em fotos e imagens e depois publicam na rede, nunca se esqueça de levar uma bateria reserva junto aos carregadores. “Alguns smartphones, por exemplo, têm o consumo de bateria aumentado quando se usa o GPS, função indispensável para um turista digital. É comum, portanto, ficar com o telefone sem carga nas horas mais impróprias.”

Saiba mais: turismo 2.0
É a inserção das informações, práticas e serviços ligados à atividade turística na era da comunicação digital e da internet. Mais especificamente, turismo 2.0 está diretamente ligado ao conceito de web 2.0, no qual não há estruturas fixas para o uso da internet. A interatividade entre os internautas e a plataforma é o mais importante do processo. Sendo assim, o termo turismo 2.0 não se baseia apenas no uso da internet para prestação de serviços em turismo, e sim em todos os efeitos que a organização da informação, a interatividade e poder do usuário podem ter nesse mercado.

(foto: Macally/Divulgação)
(foto: Macally/Divulgação)
Não se esqueça
Todo equipamento que você leva em uma viagem usa bateria, que precisa ser recarregada. Nem sempre, porém, os plugs e conectores são compatíveis. Um adaptador de tomadas tipo universal resolve o problema. Leve também adaptador de tomadas em formato T (ou benjamim) para carregar mais de um aparelho simultaneamente. E não esqueça de verificar a compatibilidade da voltagem do local e dos equipamentos. Nos carregadores dos aparelhos, cheque a voltagem suportada. Nos equipamentos importados, procure pelos valores ao lado da palavra Input: algo como “Input 110-240v” indica que o carregador pode ser ligado em voltagens de 110v a 240v e “Input 110-127”apenas para 110v. O carregador PowerPal (foto) da Macallym tem tomada universal e carregador USB, compartimento com fusível extra contra imprevistos, plugs intercambiáveis e cabo de recarregamento de 30 pinos para USB.

» Preço sugerido: a partir de R$ 120
www.macallybr.com.br

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)