(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Nas asas da tecnologia

Com as ferramentas da internet, aplicativos e equipamentos certos, viajar não é mistério


postado em 14/07/2011 11:20

Além da máquina fotográfica, atrelada a viagens desde que foi inventada, a mala do viajante que quer independência e compartilhar experiências, tem que ter espaço reservado também para o celular, o GPS, o notebook e outras parafernálias tecnológicas. Dependendo do turista, tais equipamentos são mais importantes do que peças de roupa.

Ainda há quem prefira deixar tudo nas mãos de uma agência de viagem, mas é inegável que sair pelo mundo afora está bem mais fácil devido às ferramentas que podem ajudar desde o planejamento até o gerenciamento da memória da viagem.

“Só de pensar em me deslocar para um lugar menos ou totalmente desconhecido, meu coração começa a bater mais forte. E faço todas as minhas viagens, da preparação ao fim, me apoiando em ferramentas tecnológicas”, afirma a socióloga e pedagoga Tanja Maslac, uma eslovena que mora em Belo Horizonte há pouco mais de dois anos e trabalha com turismo.

Viajar, para ela, significa sair do conforto e previsibilidade para viver em um ambiente onde as atividades mais básicas, como pegar o ônibus local, comprar pão no supermercado ou perguntar horas aos nativos, são experiências especiais. “Elas me transformam numa pessoa mais paciente, mais tolerante, menos preconceituosa e mais independente. “

Para aproveitar ao máximo o roteiro viagem e voltar com memórias agradáveis, planejar ajuda. “Tem gente que não gosta de fazer isso, mas sempre achei essa parte divertida e adoto em todas as minhas viagens”, diz Tanja. Nesta fase, ressalta a socióloga, vale recorrer ao “nosso querido amigo” Google, como principal fonte de informações. “A internet, realmente, facilita muito a vida do viajante”, afirma.

E, como nenhuma viagem é completa se não for depois compartilhada com quem ficou, Tanja não se descuida de registrar os melhores momentos. “Meus álbuns de viagens são agora todos virtuais, salvos em CDs, pen drives, no computador, nas redes sociais, etc”. Do GPS às máquinas fotográficas que permitem postagens diretas nas redes sociais, veja como aproveitar o melhor dos recursos tecnológicos e ferramentas disponíveis na internet para tornar sua viagem inesquecível, como faz Tanja.

Antes...
Analisar o tempo para a viagem e as distâncias entre lugares a visitar é importante. Uma ferramenta útil para isso está em https://www.timeanddate.com/worldclock/distance.html. O endereço permite traçar um roteiro day by day para definir onde e quanto tempo ficar hospedado num lugar.

Para passagens aéreas intercontinentais, a internet também é excelente fonte de ajuda. Pesquisar sobre companhias aéreas que fazem o trecho pretendido a custos menores é essencial. Se você procurar uma agência depois, já vai sabendo mais ou menos o que esperar. Passagens internas dentro da Europa, por exemplo, são oferecidas por companhias aéreas low cost (baixo custo).

Um bom endereço para visitar é https://www.skyscanner.com. Qualquer trecho pode ser pago com cartão de crédito.

Para hospedagens que pesam menos no bolso, vale acessar https://www.hihostels.com. Nele é possível pesquisar albergues em todo o mundo associados à rede Hostel Internationals. Você pode ler comentários de outros internautas que já se hospedaram nos locais, consultar preços e fazer reservas.

Procure também verificar avaliações e comentários no https://www.tripadvisor.com. Lá você encontra dicas sobre reserva de hotéis, pousadas e restaurantes, faz busca de passagens, participa de fóruns com outros internautas e tira dúvidas antes de embarcar.

Usando o Google Maps, no link “Meus Locais”(https://maps.google.com.br), você verifica a localização da hospedagem, do aeroporto, da rodoviário, estação de trem, etc. Dá para criar um roteiro completo e deixá-lo salvo na sua conta virtual para ser acessado de qualquer lugar, inclusive de seu smartphone.

durante e...
As fotos tiradas durante o dia devem ser copiadas para CDs, DVDs ou pen drives de forma a esvaziar o cartão de memória da câmera e se garantir contra possíveis problemas que podem corromper o cartão. Lembre-se de levar também o cabo que faz transferência de imagens da máquina para outro dispositivo. Se é daqueles que gosta de compartilhar as imagens durante a viagem, usando a rede do hotel ou alguma lan house, todas as fotos feitas durante o dia podem ser descarregadas em sites como o Picasa (picasaweb.google.com) ou o Flickr (www.flickr.com).

Também no Windows Live Skydrive – serviço da Microsoft que possibilita armazenar e hospedar qualquer arquivo usando uma Windows Live ID (em Skydrive.live.com) –, ligado ao Hotmail, você pode enviar fotos e controlar seu compartilhamento. O mais comum é acessar suas contas de redes sociais, como Facebook e Orkut, para mostrar as belas imagens feitas. Já se você quer um site que faça uma descrição cronológica da viagem, acesse o Blogger (www.blogger.com), crie uma conta, adicione localização, fotos e textos todos os dias antes de dormir e tenha um diário de viagem on-line.

Para quem gosta de vídeos, basta uma conta no YouTube (www.youtube.com), onde dá também para controlar quem poderá vê-los. O problema aí é que cada vídeo baixado demora uma eternidade em comparação com o tempo gasto para fotos. E, para mandar notícias para a família ou amigos, lembre-se de que serviços como o Live Messenger/MSN, Google Talk, Skype, chats do Facebook e outros sistemas similares na internet estão aí para viabilizar esse contato sem qualquer abalo ao seu bolso.

...depois
Tudo que é bom acaba rápido e o que fica são as lembranças e, claro, as imagens registradas. Para dividir com a família e amigos próximos as histórias de viagens, você pode até fazer apresentações com projetor mostrando as fotos e narrando momentos vividos. Mas também é divertido criar um álbum na rede social preferida e dividir com os amigos de forma que eles possam deixar comentários e falar sobre experiências semelhantes. Esta interação virtual até inspira para planejar a próxima viagem.

No retorno o melhor é conferir o que foi feito e acumulado na web. Há quem junta tudo e depois monta um Blogger, há os que preferem enviar para as redes sociais ou postar em sites como Flickr e Picasa. Há até quem busca ampliações das fotos para deixá-las nos álbuns físicos de recordação e, paralelamente, mantê-las arquivadas no meio digital.


Mas, se você se empenhar para fazer um trabalho interessante, uma boa lembrança da viagem são as planilhas, com as datas, locais, nomes e preços, que você pode ir computando durante os passeios. Elas podem ser um ótimo auxílio para você e seus amigos ma hora de programar novas viagens. As planilhas podem ser impressas ou ficar disponíveis no seu smartphone ou no Google Docs (https://docs.google.com).

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)