Publicidade

Estado de Minas

Symantec observa aumento de spam com o tema Copa América


postado em 12/07/2011 13:02 / atualizado em 12/07/2011 13:47

A Symantec divulgou nota nesta terça-feira em que afirma que a Copa América está sendo usada como isca para envio de spams que podem ser um risco para os usuários. Segundo a empresa que fornece soluções de segurança, os spammers aproveitam o evento para anunciar ofertas não solicitadas e descontos vinculados ao torneio de futebol. Um dos exemplos é o spam abaixo, que convida os usuários a visitarem uma página na Web com equipamentos médicos na qual podem ser encontrados produtos e descontos válidos apenas durante o período do torneio.



No segundo exemplo divulgado pela empresa (segunda imagem acima), o e-mail inclui o logotipo da "Copa América Argentina 2011" no corpo da mensagem. O livro contém estatísticas do futebol atualizadas com os números da Copa do Mundo FIFA de 2010, mas não tem nenhuma informação relacionada à Copa América 2011.

Todos esses exemplos incluem a expressão "Copa América 2011", "Copa América Argentina 2011", imagens ou logotipos relacionados para captar a atenção do usuário, valendo-se do fato de que o assunto Futebol na América do Sul ganha atenção facilmente. Isso ajuda a gerar mais visitas nas páginas Web e, provavelmente, uma maior demanda pelos produtos oferecidos.

Cuidado com os e-mails, principalmente se não forem solicitados e quando a oferta envolve transações online. Por segurança, os usuários devem sempre verificar a legitimidade das mensagens recebidas em sua caixa de e-mails antes de clicar em qualquer link. Spams podem levar o internauta a páginas que podem contaminar o computador e instalar pragas virtuais que roubam dados. Ter sempre um antivírus instalado, o firewall ativado e cuidado ao acessar links de desconhecidos em redes sociais são algumas das atitudes que ajudam a evitar qualquer ataque externo que possa comprometer informações pessoais e financeiras.

Para saber mais sobre segurança na rede e se prevenir de ataques, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br) disponibiliza na rede uma cartilha sobre segurança que pode baixada ou lida inclusive em pdf. O endereço é http://cartilha.cert.br/

  • Tags
  • #

Publicidade