(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Bateria nota 10


postado em 16/06/2011 12:02 / atualizado em 17/06/2011 17:20

Tecnologia é um negócio danado. Por exemplo: basta pensar nos novos computadores portáteis para nos darmos conta do formidável avanço que ela experimentou nos últimos anos. Por outro lado, basta lembrar-se do tempo de duração da carga das baterias desses mesmos portáteis, para nos convencermos que, afinal, o avanço não foi tão grande assim. E, já que a tecnologia ainda não nos pode ajudar nesse campo, apelemos para nosso próprio engenho e arte para prolongar, tanto quanto possível, a duração da carga. Mãos à obra.

Para começar: se seu micro consegue efetuar uma conexão sem fio padrão Wi-fi sem necessidade de qualquer dispositivo externo, e você não precisa da conexão para o trabalho que está fazendo, desconecte-se. E mais: para evitar que o computador continue buscando as conexões disponíveis, o que consome um bocado da carga, desabilite a função (em geral acionando o interruptor wireless ou Wi-fi em uma das bordas do computador).

Caso você esteja trabalhando à noite, reduza a iluminação do local de trabalho para que possa também reduzir o nível de luminosidade da tela. Todo micro portátil permite ajustar esse nível de luminosidade e, quanto menos brilhante a tela, mais tempo durará a carga. Se precisar interromper o trabalho por algum tempo, não use a opção 'suspender' de seu micro, que reduz o consumo ao mínimo indispensável, mas o mantém ligado. Em vez dela, apele para a função 'hibernar', que copia uma imagem da memória para o disco rígido e efetivamente desliga o micro, reduzindo o consumo a zero.

Aumente a capacidade de memória RAM instalada. Além de acelerar o desempenho do micro, essa providência simples reduz bastante o consumo de carga de bateria, evitando o acesso frequente à memória virtual (ou seja, a cópia de trechos de memória RAM para o disco rígido quando os programas e dados ocupam toda a memória RAM instalada). Se você usa programas como o Word ou o Excel, que oferecem a função 'gravação automática' (ou 'salvar informações de autorrecuperação'), desabilite-a ou aumente o intervalo entre gravações sucessivas. Quanto mais se aciona um disco magnético, maior o consumo.

E, já que dissemos que discos magnéticos consomem muita carga (devido ao acionamento de suas partes móveis), convém lembrar que discos óticos (CDs e DVDs) consomem muito mais. Se for possível evitar 'ou pelo menos diminuir' seu uso, maior será a duração da carga. Desconecte dispositivos externos. Um telefone celular conectado ao micro procura carregar sua própria bateria drenando carga dele. Seu mouse ótico também consome energia. Se o micro tem uma placa sensível (touchpad), considere usá-la em vez do mouse.

Se seu dispositivo de armazenamento de massa não for do tipo estado sólido (SSD, ou Solid State Disk), mas um disco magnético, desfragmente-o regularmente. Quanto menor a fragmentação, menos saltos dará a cabeça magnética em busca dos dados, e mover peças mecânicas consome um bocado de energia. Se seu computador roda Windows, otimize o consumo de energia. Abra o Painel de Controle, vá para 'Sistema e Segurança', clique em 'pções de energia' e marque o plano 'Economia de energia'. E se quiser realmente otimizar, clique em 'Alterar configurações do plano, seguido de 'Alterar configurações de energia avançadas' e ajuste os parâmetros que lhe serão oferecidos. Você precisará de algum conhecimento técnico para isso, mas nada que exija um doutorado.

E, finalmente, cuide de sua bateria. Não mantenha o micro sempre ligado à tomada. Pelo contrário: procure drenar a carga até que a bateria esteja quase completamente descarregada e somente então ligue o carregador à tomada de energia. Sempre que possível, não interrompa a carga antes de completá-la (ou seja, evite dar meia carga). Baterias que são completamente descarregadas e depois totalmente carregadas duram muito mais.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)