(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

As armas da concorrência


postado em 16/06/2011 11:43 / atualizado em 16/06/2011 11:58

Amazon Cloud Drive, com o Cloud Player, e Music Beta by Google são os mais fortes concorrentes do site da
Amazon Cloud Drive, com o Cloud Player, e Music Beta by Google são os mais fortes concorrentes do site da "macã" (foto: Amazon/Reprodução da internet-14/6/11)
A Amazon oferece desde março serviço de música na web por meio do programa Amazon Cloud Drive, que abriga o Amazon Cloud Player. Com ele, é possível fazer upload de arquivos MP3 para os servidores da Amazon e reproduzi-los num computador ou num celular que tenha o sistema operacional Android. O armazenamento na nuvem do serviço, chamada de Amazon Cloud Storage, tem espaço gratuito de 5GB para as músicas. E quem compra um CD na empresa ganha mais 15GB de espaço. Cada GB adicional custa US$ 1. Com o Cloud Player, o usuário pode escutar as músicas salvas na Amazon, por meio de um aplicativo na web, ou no Android, além de conseguir criar playlists.

No início a Amazon deixou de fora os equipamentos da Apple, como o iPhone. Dois meses depois, entretanto, criou compatibilidade para se fazer streaming de canções do Cloud Player diretamente para dispositivo iOS, a partir do navegador Apple Safari. Esse suporte não chegou em forma de um aplicativo, como se esperava, mas como um update na interface web do serviço.

Independentemente de compatibilidades, o lançamento do serviço de armazenamento de conteúdos e de acesso de músicas da Amazon levantou a velha questão do direito de propriedade. Gravadoras e distribuidoras de músicas não concordam com a situação. A Amazon, entretanto, divulgou nota à época dizendo que não é necessário licença para armazenar músicas, uma vez que a funcionalidade do serviço é a mesma de um HD externo. Seja como for, o não fechamento de um acordo da empresa com as distribuidoras, como vem fazendo a Apple, deve prejudicar tal serviço e dar mais alguns metros de vantagem à concorrente no mercado.

(foto: Google/Reprodução da internet-14/6/11)
(foto: Google/Reprodução da internet-14/6/11)
Google Music

Já no Music Beta by Google, em operação desde maio, o usuário faz o upload das suas músicas e pode escutá-las, via streaming, de qualquer computador, tablet ou smartphone conectado à internet. É bem semelhante ao que faz o Amazon Cloud Drive, mas com a grande diferença de oferecer o serviço de graça e comportar até 20 mil músicas (contra apenas 1 mil do plano gratuito da Amazon). O Music by Google também permite salvar algumas canções na memória do seu celular ou tablet, para que você possa ouvi-las, mesmo off-line. É, segundo Caricatti, uma tentativa de aliviar o ponto fraco existente na música via streaming, que é a lentidão e limitação das redes de dados 3G.

Para participar do serviço, entretanto, é preciso receber um convite para acessar o Music by Google, que por enquanto só funciona nos Estados Unidos. De acordo com o Google, isso pode demorar a chegar ao Brasil, já que até agora a empresa (por sinal, nenhuma delas, inclusive a Apple) abriu negociações com a indústria que detém os direitos de utilização das músicas no país. Também nos Estados Unidos, o Google não fez acordo com as distribuidoras, fato que igualmente o coloca em desvantagem frente à Apple.

Streaming x Download

Streaming
>> No streaming é preciso esperar o tempo total gasto para a transferência do arquivo de música antes de poder começar a ouvir.

>> No download, assim que a música começa a chegar ao dispositivo (é um tempo de espera inicial curto), ela já é tocada enquanto um próximo trecho está sendo baixado. Pode ocorrer de a música parar devido a uma queda na taxa de transmissão do trecho seguinte, prejudicando a chegada total do arquivo.

Download

>> No streaming, em geral, temos acesso ao arquivo da mídia e sabemos onde ele está. Assim, podemos copiá-lo sem maiores problemas.

>> No download, muitas vezes o arquivo que está sendo ouvido está numa área temporária, que em geral é apagada, e poderá conter somente o trecho atual que foi baixado.

Som na caixa

Stereomod
Oferece listas de músicas que tenham relação com o seu humor do dia. Você pode recorrer a uma lista que seja agitada, relax, romântica, para o trabalho etc.
https://www.stereomood.com/

Last.fm
O site tem versão em português com funções pagas e gratuitas. Você pode criar uma playlist com músicas e cantores favoritos. O endereço consegue ainda “entender” o perfil do usuário para sugerir canções dentro do mesmo estilo.
https://www.lastfm.com.br/

Grooveshark
É um dos serviços mais utilizados na internet. O site permite criar playlists e salvá-las para ouvir futuramente. Também tem condições de oferecer sugestões de músicas e artistas mais próximos do gosto de cada um.
https://grooveshark.com/

Musicovery
O serviço também seleciona músicas de acordo com o tipo de humor que você quiser. Dessa forma, o restante da playlist é atualizada à medida em que você escolhe ou pula uma canção.
https://musicovery.com/

Deezer
Nesta página, além de fazer streaming de músicas e de criar sua própria playlist, é possível ainda que compartilhar e publicar suas informações com amigos em redes sociais.
https://www.deezer.com/en/

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)