(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Tire suas dúvidas sobre agrotóxico nos alimentos


postado em 06/06/2011 08:26 / atualizado em 06/06/2011 08:29

Segundo levantamento nacional feito no ano passado pela Anvisa, amostras de morango, pimentão e uva apresentaram irregularidades na quantidade de resíduos químicos(foto: Marcelo Ferreira/cb/da. press - 14/3/05)
Segundo levantamento nacional feito no ano passado pela Anvisa, amostras de morango, pimentão e uva apresentaram irregularidades na quantidade de resíduos químicos (foto: Marcelo Ferreira/cb/da. press - 14/3/05)
1 - Lavar os alimentos retira os agrotóxicos?
Não completamente. O processo de lavagem dos alimentos contribui para a retirada de parte dos agrotóxicos. A lavagem dos alimentos em água corrente só poderia remover parte dos presentes na superfície dos mesmos. Os agrotóxicos sistêmicos (que circulam pela seiva dos vegetais) e uma parte dos de contato (que agem externamente) permanecerão nos alimentos mesmo que sejam lavados.

2 - Água sanitária remove os produtos?
A Anvisa não tem conhecimento de estudos científicos que comprovem a eficácia da água sanitária ou do cloro na remoção ou eliminação de resíduos de agrotóxicos nos alimentos. Essas soluções de hipoclorito de sódio (água sanitária) devem ser usadas para a higienização dos alimentos na proporção de uma colher de sopa para um litro de água com o objetivo apenas de matar agentes microbiológicos que possam estar presentes nos alimentos.

3 - Quais as consequências da ingestão de agrotóxicos?
Estudos indicam que, se ultrapassarmos os valores diários aceitáveis, as consequências poderão variar desde sintomas como dores de cabeça, alergia e coceiras até distúrbios do sistema nervoso central ou câncer, nos casos mais graves de exposição, como é o caso dos trabalhadores rurais. Em geral, esses sintomas são pouco específicos e não é possível determinar a causa baseado apenas na avaliação clínica. Tudo isso vai variar de acordo com diversos fatores, tais como o tipo de agrotóxico que ingerimos, o nível de exposição a estas e outras substâncias químicas, a idade, o peso corpóreo, tabagismo etc.

4 - Como diminuir o consumo de inseticidas?
Optar por alimentos certificados como, por exemplo, os orgânicos, e por alimentos da época, que a princípio necessitam de uma carga menor de agrotóxicos para serem produzidos. A orientação é procurar fornecimento de produtos com a origem identificada, pois isso aumenta o comprometimento dos produtores em relação à qualidade dos alimentos, com a adoção das boas práticas agrícolas. Devem-se ainda realizar os procedimentos de lavagem, retirada da casca e folhagens externas, para reduzir os resíduos de agrotóxicos presentes na superfície dos alimentos.

* Fonte: Nota Técnica de Esclarecimento sobre o Risco de Consumo de Frutas e Hortaliças Cultivadas com Agrotóxicos/Anvisa

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)