(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Recupere a performance do micro


postado em 19/05/2011 12:23

(foto: Windows/Reprodução de tela)
(foto: Windows/Reprodução de tela)

Quanto mais você usa, mais lento o micro fica. O Windows tem boa parte dessa culpa. Programas instalados que são removidos e deixam sujeiras no registro do sistema operacional são vilões frequentes. Gerenciamento de memória também não é um paraíso no sistema operacional da Microsoft.

Muitos programas instalados se carregam automaticamente para a memória quando o micro é ligado. Muitos deles você não usa nunca, mas ficam lá tirando a memória de outros programas mais úteis.

Ah, tem também o disco rígido, que pode estar atulhado de arquivos desnecessários e fragmentados.

Para minimizar os efeitos maléficos na performance do micro você deve rodar periodicamente um programa que faça uma análise desses componentes e os ajustes necessários. Um dos melhores programas para executar essa tarefa é o CCleaner, que já comentamos nesta coluna. Agora um novo concorrente está para ganhar a coroa de melhor conjunto de ferramentas para otimização do Windows. Trata-se do Iobit Tollbox, disponível em https://www.iobit.com/toolbox.html.

Ele pode ser instalado até num pen drive, pois não faz nenhuma instalação no sistema operacional. Basta baixar e descompactar os arquivos para uma pasta. Depois é só executar. O programa tem diversos módulos contendo 20 programas que fazem uma limpeza do micro e sistema operacional.

No menu Limpar (foto) você encontra os programas que fazem a limpeza do registro do Windows, limpador de disco, desinstalador de programas. No menu Otimizar são encontrados os módulos para otimizar a memória do micro, acelerar a navegação na internet, gerenciador do arquivo de inicialização e desfragmentador do registro e disco.

A opção Restaurar permite recuperar arquivos apagados, fazer uma análise do Windows e reparar várias situações de erro. No menu controle você encontra programas que analisam o espaço em disco indicando os maiores ocupantes de espaço, arquivos duplicados e pastas vazias.

Rodando o programa, consegui eliminar mais de 4 Gbytes de arquivos desnecessários, além de corrigir inúmeros problemas do meu computador. Esse realmente vale a pena ter no micro.

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)