(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Aprender em casa


postado em 19/05/2011 12:18

Universidades virtuais, palestras gratuitas com especialistas do mundo todo, professores on-line para tirar dúvidas. A web oferece diversas possibilidades para o estudante aproveitar o tempo na rede. As aulas gratuitas, por exemplo, são boa opção para quem quer resumir conteúdo já visto, aprofundar um assunto ou se aventurar em aprender. Elas duram, no máximo, 20 minutos. A maioria é bastante parecida com uma aula presencial, com o professor de frente para a câmera. As aulas da universidade gratuita Khan Academy (www.khanacademy.org), por exemplo, filmam o quadro sendo usado, enquanto a voz do professor explica o conteúdo.

A Khan Academy contabiliza mais de 40 milhões de visualizações desde que foi criada, em 2009, e mais de 2 mil vídeos postados, divididos por temas. Apesar de as aulas serem em inglês, voluntários podem fazer as traduções, mas a iniciativa é recente e ainda não há vídeos legendados em português.

No Brasil, a maioria dos sites que produzem videoaulas cobra pelo serviço, mas garantem a qualidade do ensino. O estudante pode comprar pacotes específicos para passar no vestibular, em concursos, ou apenas revisar matérias da escola, da faculdade e até da pós-graduação. Dois sites conhecidos são o Videoaulas Online (www.videoaulasonline.com.br) e o Ensino On-line (www.ensinoonline.com.br).

A estudante de publicidade e blogueira Gabrielle Seraine conheceu as aulas pela internet depois de criar o blog Cata Cursos (www.catacursos.blogspot.com). Hoje, além da faculdade, Gabrielle dedica algumas horas em frente ao computador nas aulas preparatórias para concurso público, com duração de três meses. Por isso, é importante manter disciplina. “Fico no escritório, apago a luz e já aviso para ninguém me atrapalhar. É um momento de concentração. Tenho três meses para ver 192 aulas e preciso me policiar”, diz.

Palestras O TED — Ideas Worth Spreading (www.ted.com), ou ideias que valem a pena espalhar, posta palestras com especialistas de diversas áreas das ciências humanas, exatas, de temas políticos e atuais. Hillary Clinton e Steve Jobs estão entre as apresentações mais conhecidas. Os vídeos são em inglês, mas já podem ser vistos em 40 línguas, inclusive o português.

A publicitária Sara Levy é visitante assídua, mas não troca a experiência social da sala de aula. “A essência do aprendizado está na interação, o debate dos alunos com o professor. Na internet, tem muita coisa disponível, mas a forma como você vai aplicar aquilo na sua vida é a grande diferença”, afirma.

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)