(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Feito para os pequenos

Site com jogos educativos em português é ótima oportunidade de entreter a garotada com segurança


postado em 12/05/2011 12:42

Samara Cunha, que se divertiu com os títulos do Escola Games, já navega na internet mas o conteúdo do que vê é fiscalizado pela mãe, Heloísa(foto: Shirley Pacelli/Esp. EM/D. A Press)
Samara Cunha, que se divertiu com os títulos do Escola Games, já navega na internet mas o conteúdo do que vê é fiscalizado pela mãe, Heloísa (foto: Shirley Pacelli/Esp. EM/D. A Press)

As crianças de hoje aprendem a segurar um mouse antes mesmo de amarrar o cadarço ou conseguir acertar uma colher de comida na boca sem fazer uma lambança. No universo da informática elas se sentem em casa e deixam muito marmanjo admirado com a facilidade de aprendizado. É assim com Samara Luíza Cunha, prestes a completar cinco anos de idade. A menina, que tem o próprio laptop rosa da Rainha dos Baixinhos, com todos os jogos e musiquinhas que tem direito, disputa constantemente o notebook real com os pais. Sua diversão é ver vídeos do YouTube, de teatrinhos infantis a apresentações de cantoras pop norte-americanas, como a excêntrica Lady Gaga. “A gente tem que ficar de olho no conteúdo que ela está assistindo. Prefiro colocar vídeos que são feitos com foto única enquanto o áudio rola. É preciso ficar atenta, tem muita coisa que não é adequada pra idade dela”, explica a mãe Heloísa Cunha.

Os fatos descritos, além de observados, já foram comprovados em pesquisa da AVG publicada no início do ano com 2,2 mil mães de filhos entre dois e cinco anos. O levantamento revelou que 69% das crianças usam primeiro um computador e somente depois desenvolvem atividades mais comuns. Diante dessa realidade, adaptar a internet para esse novo público é uma necessidade e não loucura. Percebendo a carência de programas educativos, em português, voltados para crianças, Leopoldo Xavier criou o site de jogos Escola Games. Educativo e com visual colorido e atraente, o portal recebe visitas do Brasil e exterior.

Já são 23 as opções de games direcionados à garotada a partir de cinco anos. O enfoque do projeto é pedagógico e os jogos podem ser usados como ferramenta de aprendizado em diversas disciplinas, como português, inglês, matemática, cidadania e outras. Um dos diferenciais do site é a acessibilidade, já que todo o conteúdo é disponibilizado em português e não requer login ou senhas, além de ser tudo de graça. O núcleo de produção conta com pedagogos, desenhistas e programadores multimídia para fazer atualizações mensais.

“Como trabalho há mais de 10 anos fazendo sites para terceiros, sempre quis criar o meu. Há três anos comecei a desenvolver o Escola Games com minha equipe. É uma ferramenta de apoio para os professores. O pai pode tranquilamente deixar o filho navegando. Criança é muito influenciável, por isso não colocamos chat, não tem como um usuário manter contato com o outro ”, esclarece o idealizador do portal.

O empresário revela que, para surpresa de sua equipe, o jogo de maior sucesso é a Tabuada do Dino, seguido pela Fábrica de palavras. O campeão de acesso prova que o ensino da matemática pode, sim, ser divertido.

Testado e aprovado
Para testar se o site é mesmo aprovado por filho e pais, o Informátic@ apresentou o portal para a pequena Samara Luíza. “O site é bom, porque sei jogar o das figuras da casinha. Os outros de letrinha e de futebol eu não sei. Eu gosto mais do computador da mamãe”, diz a mocinha.

Segundo Heloísa, a filha passou todo o fim de semana desvendando os joguinhos. Com o game Formas e desenhos a menina se divertiu sem a ajuda dos pais. O joguinho consiste em completar figuras encaixando as formas que estão fora do lugar. Alguns outros, como o Completando os números, ela conseguiu realizar a primeira fase. “Já que tem que se render à internet, tem que acessar sites seguros. A Samara aprovou e eu também”, conta a mãe.

Recentemente um link do Escola Games foi colocado na página do movimento “Dia da Internet Segura”. Em dois anos no ar, o site já recebeu 1 milhão de visitas. Há, inclusive, visitantes de países como Portugal e Angola. Na semana passada o Escola Games chegou a receber 13,5 mil visitas em um único dia. O maior número de acessos vem de São Paulo, Goiânia, Rio de Janeiro, Brasília, Ribeirão Preto, Vitória, e Curitiba. A intenção, segundo o idealizador, é desenvolver um jogo por mês e continuar com o site aberto na rede, lucrando somente com a publicidade que será inserida em outro momento.

No link do site Internet Responsável (www.internetresponsavel.com.br/) os pais de plantão têm acesso a dicas de navegação segura das crianças. Com quadrinhos e vídeos e uma apresentação bem lúdica, o portal é direcionado à garotada, pais e professores.

Acesse e divirta-se: www.escolagames.com.br

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)