(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

A vida e a saúde on-line


postado em 28/04/2011 12:11 / atualizado em 28/04/2011 12:14

(foto: Marcos Michelin/EM/D. A Press)
(foto: Marcos Michelin/EM/D. A Press)
Os prontuários médicos na internet não são novidade, mas parece que agora estão caindo de vez no gosto dos internautas, principalmente os homens. Desde 2008, o Google Health permite às pessoas guardar e gerenciar suas informações médicas em apenas um local. A ferramenta também facilita, mediante autorização, que médicos busquem registros dos pacientes e tenham acesso a dados como necessidade de algum medicamento. O ponto negativo é que o serviço, mesmo gratuito, ainda é disponibilizado somente em inglês.

No Brasil, a Help Link oferece o mesmo serviço há dois anos, também sem custos. No portal há ainda outros aplicativos que ajudam o usuário a fazer uma melhor gestão de sua saúde, como carteira de vacinação on-line, agenda de consultas médicas, bulário eletrônico, calculadoras de frequsência cardíaca, risco cardiovascular e massa corporal.

Uma pesquisa realizada pela empresa, com uma amostra de 5 mil pessoas cadastradas, apontou que adultos na faixa etária de 25 a 34 anos são a maioria no uso do prontuário médico pessoal na internet. O levantamento mostrou ainda que os homens representam a maior parcela no uso desse tipo de ferramenta: 66% dos cadastrados no serviço são do sexo masculino. A média de acessos ao sistema é de oito vezes por semana.

Os adultos de 25 a 34 anos representam 32,10% do total de usuários do HelpLink. Em segundo lugar entre as faixas etárias que mais utilizam o serviço ficou a dos 35 a 44 anos (21,99%), seguida pelas pessoas entre 45 e 59 anos (20,87%). Aparecem praticamente empatadas as faixas que compreendem usuários acima de 60 anos (12,32%) e de 16 a 24 anos (12,72%).

Além de utilizar o prontuário para manter seu próprio histórico médico, 11,6% dos usuários utilizam a ferramenta para cuidar da saúde de algum familiar, como filhos e pais idosos; 10% utilizam a carteira de vacinação on-line do portal e cerca de 5% recorrem à agenda do sistema para programar visitas médicas, consultas e outros compromissos relativos à sua saúde.

O fato de a maioria dos usuários estar na faixa dos 25 aos 34 anos é um indicador importante para Rodrigo Bizarro, idealizador do serviço e diretor da Help Link. “Esta é uma geração que tem total familiaridade com a informática, pois já convive com ela desde a adolescência e tem facilidade em aproveitar os benefícios dos recursos disponíveis na internet. No caso de um atendimento de emergência, por exemplo, o médico pode acessar as informações do paciente via web e evitar que seja utilizado um medicamento, ou mesmo tratamento ao qual o paciente é alérgico”, conclui o diretor.

www.helplink.com.br
www.google.com/health

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)