(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Obama visita a sede do Facebook

Presidente dos EUA discute temas econômicos em evento transmitido pela internet e busca recuperar sua imagem


postado em 21/04/2011 07:30 / atualizado em 21/04/2011 13:43

Ao se encontrar com Zuckerberg, Obama busca se conectar com dezenas de milhões de pessoas que adotaram a mídia social como meio primordial de comunicação(foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)
Ao se encontrar com Zuckerberg, Obama busca se conectar com dezenas de milhões de pessoas que adotaram a mídia social como meio primordial de comunicação (foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)
 

São Francisco (EUA) – Ao dar início a uma viagem à Costa Oeste dos Estados Unidos, o presidente Barack Obama começou na quarta uma tentativa de recapturar o espírito de sua vitoriosa campanha eleitoral de 2008, com uma emblemática visita à sede da rede social Facebook. Democratas reconheceram que em 2012, na campanha pela reeleição, Obama precisará mobilizar muitas das mesmas forças que o levaram à Casa Branca: um exército de eleitores jovens e cheios de energia, assim como uma grande quantidade de eleitores independentes.

Ao visitar a sede do Facebook, no Vale do Silício, onde o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, é um herói, Obama busca se conectar com dezenas de milhões de pessoas que adotaram a mídia social como meio primordial de comunicação. Diante de uma platéia formada em sua maioria por jovens, Obama respondeu a perguntas do público.

(foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)
(foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)

Na abertura do evento, transmitido ao vivo pelo Facebook e pelo site da Casa Branca, o presidente falou de temas econômicos – como a crise financeira, infraestrutura e o corte de impostos no país. Obama defendeu que pessoas ricas devem pagar mais impostos a fim de reduzir o déficit americano. "Pessoas como eu e você (Zuckerberg) devem pagar mais impostos", disse o presidente. "Estou tranquilo quanto a isso", respondeu Zuckerberg.

A campanha vitoriosa de Obama na eleição presidencial de 2008 foi marcada pela utilização das redes sociais. Mantendo-se no mesmo caminho, o presidente anunciou há duas semanas a sua candidatura à reeleição principalmente via Twitter e Facebook. Obama também citou o Facebook como exemplo do espírito empreendedor americano, em seu discurso sobre o Estado da União, no fim de janeiro.
(foto: AFP PHOTO/Mandel NGAN )
(foto: AFP PHOTO/Mandel NGAN )

O plano de Obama é reduzir o deficit em US$ 4 trilhões nos próximos 10 anos. "Estamos em um tempo crítico, e tanto republicanos quanto democratas concordam com isso (reduzir o déficit), declarou o presidente. Obama também comentou a atual situação do país. "Estamos saindo da pior crise desde a grande depressão, temos grande índice de desemprego, que agora está começando a cair", disse o presidente. "Temos que entender a natureza dos nossos problemas, ver de onde eles vêm", insistiu, acrescentando que, além dele, a administração do país é composta por congressistas republicanos e democratas, além de decisões do presidente antecessor, George W. Bush. Ele disse também que a crise no mercado imobiliário é provavelmente o principal obstáculo para a economia americana neste momento.

O presidente propôs cortar US$ 4 trilhões do deficit orçamentário dos EUA ao longo de 12 anos, por meio de cortes nos gastos e aumento dos impostos sobre os norte-americanos mais ricos – plano que é fortemente rejeitado pelos republicanos.

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)