(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Francês inventa banheiro biodegradável portátil


postado em 11/04/2011 17:39 / atualizado em 11/04/2011 18:11

Laurent Helewa posa com sua invenção, um kit higiênico, durante a abertura da 39ª Exposição Internacional de Invenções, em Genebra(foto: AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI )
Laurent Helewa posa com sua invenção, um kit higiênico, durante a abertura da 39ª Exposição Internacional de Invenções, em Genebra (foto: AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI )

GENEBRA - Depois de terem inventado o bidê e popularizado os banheiros públicos, os franceses lançam agora os banheiros portáteis ecológicos. O lançamento será feito durante o 39º Salão Internacional das Invenções de Genebra.

Leves e fáceis de serem instalados, os banheiros biodegradáveis nasceram da mente do inventor francês Laurent Helewa, pouco depois da passagem do furacão Katrina em 2005 pela Louisiana e por Nova Orleans, que mergulhou a região no caos após o rompimento de um dique.

Helewa, médico de formação, lamenta que os banheiros sejam "um tema um pouco tabu", mesmo sendo "necessários para desastres naturais", explicou à AFP.

(foto: AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI )
(foto: AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI )
Como na Louisiana, ou, mais recentemente, após os terremotos devastadores no Japão ou no início de 2010 no Haiti, um dos principais problemas é "o acesso aos banheiros", já que sem eles "as pessoas fazem (suas necessidades) em qualquer lugar e isso gera epidemias de cólera", acrescentou o francês.

Para responder a esses riscos, o inventor desenvolveu uma cabine biodegradável pesando apenas dois quilos e que, em um minuto, se transforma em assento, dotado de um saco plástico.

No fundo do assento há um simples sistema para absorver e congelar os líquidos, limitando os riscos de contaminação. Uma versão mais robusta também existe, oferecendo um assento que resiste a um peso de 200 kg durante 20 horas.

Esse último modelo foi testado por quatro Exércitos, assegura Mayer, que espera que sua invenção continua para a melhoria das condições sanitárias de milhares de pessoas vulneráveis no mundo.

Os banheiros patenteados também são destinados aos amantes de expedições, explicou o inventor.

Expostos em Genebra pela primeira vez, os banheiros estão entre as mais de mil inovações neste evento considerado o maior do mundo, por número de expositores (765), de países representados (45) e de visitantes (60.000 esperados em cinco dias).

Entre as invenções apresentadas este ano, está um sistema de troca de saltos de sapatos que permite as mulheres parafusar e desparafusar os saltos sem muito esforço, podendo escolher a altura apropriada para cada momento.

Quatro inventores da Espanha apresentarão um bracelete que vibra para que os doentes não se esqueçam de tomar seus medicamentos.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)