(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Pro Evolution Soccer 2011


postado em 07/04/2011 11:32 / atualizado em 07/04/2011 11:43

(foto: Konami/Divulgação)
(foto: Konami/Divulgação)

Se a disputa entre os dois principais games da atualidade fosse um campeonato de pontos corridos, Pro Evolution Soccer seria aquele time que liderou o certame durante um bom tempo, mas bobeou e deixou o concorrente direto, Fifa, se aproximar na classificação. Nos últimos quatro anos, a série da Konami parou no tempo, implementando mudanças na jogabilidade que mais pareciam retrocessos em relação aos games que consagraram a franquia. Mas Pro Evolution Soccer 2011 mudou. Principalmente, porque precisava mudar.

O resultado disso é um game diferente, que mesmo assim parece familiar aos olhos e mãos de quem já conhece a série. As mudanças são fáceis de perceber: o novo sistema de passes é a principal novidade, e funciona muito bem.

PES 2011 finalmente libertou a série dos passes pré-direcionados. Em vez de tocar apenas para o jogador mais próximo no esquema tático (por exemplo: zagueiros só tocam para volantes, que só passam para os meias, mesmo se você quiser passar para o atacante mais bem posicionado), agora você deve direcionar e medir a força de todos os toques.

Basta um pouco de prática para conseguir fazer passes em profundidade e lançamentos desconcertantes. Além da jogabilidade, o visual sofreu uma grande reformulação. A tela está mais limpa e dinâmica, graças ao novo posicionamento da câmera, mais diagonal, e o reposicionamento de vários ícones que poluíam a tela.

Pro Evolution Soccer 2011 renova o sistema de passes, melhora o visual e tem modo exclusivo da Libertadores da América(foto: Konami/Divulgação)
Pro Evolution Soccer 2011 renova o sistema de passes, melhora o visual e tem modo exclusivo da Libertadores da América (foto: Konami/Divulgação)

O gráfico do game também teve várias melhorias, e faz as edições anteriores de PES parecerem versões em alta definição dos jogos de PlayStation 2, dando uma melhor noção da movimentação dos jogadores na tela. Apesar desse enorme impacto positivo, a renovação do sistema de passes é uma das poucas melhorias notáveis da jogabilidade de PES 2011. Na defesa, selecionar os jogadores certos ainda é uma tarefa impossível. É algo que fica irritante em momentos que você precisa tomar reações rápidas, como quando o seu time leva um contra-ataque.

Localização
O game tem uma versão localizada para o país, com menus em português do Brasil e a participação do narrador Sílvio Luiz e do comentarista Mauro Beting. É um ponto positivo, ainda mais levando em conta que Fifa parou de ter narrações e menus na nossa língua. Quando se trata de times licenciados, com nomes, escudo e uniformes originais, PES continua em desvantagem.

No entanto, o game tem dois torneios importantes para o fã de futebol: a Liga dos Campeões da Uefa, que já está na série desde 2009, e, agora, a Copa Libertadores da América, na edição de 2010, com todos os times, inclusive os brasileiros Flamengo, São Paulo, Corinthians, Internacional e Cruzeiro. A bola fora é que só é possível jogar com eles no modo exclusivo da competição.

Outro modo de jogo que faz sua estreia é a versão on-line da popular Master League, em que você gerencia seu próprio time de futebol, em que é possível disputar partidas ou competir para contratar os melhores jogadores com outras pessoas pela rede.

(foto: Konami/Divulgação)
(foto: Konami/Divulgação)
Pro Evolution Soccer 2011 é a melhor edição da série desde a chegada dos consoles da atual geração, com visual melhorado e boas mudanças na mecânica de jogo. Agora, a série é como aquele clube que está longe de recuperar a glória de outras temporadas, mas cujo time está no caminho certo.

Produção: Konami

Desenvolvimento:
Winning Eleven Productions

Plataforma: PlayStation 3 (versão testada), Xbox 360, PlayStation 2, PC, Wii, PSP e Nintendo 3DS

Número de jogadores: 1 (single-player) até 7 (multiplayer e multiplayer on-line)

Preço: R$ 199

Avaliação
Jogabilidade
Entretenimento
Gráficos
Som

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)