(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Angioplastia é uma alternativa segura para o bypass


postado em 04/04/2011 13:34

As pessoas que sofrem de uma enfermidade cardíaca grave podem beneficiar-se tanto de uma angioplastia como de uma cirurgia a coração aberto, indica um estudo divulgado por pesquisadores sul-coreanos nesta segunda-feira.

A cirurgia de bypass, na qual são usadas as veias de outra parte do corpo do paciente para que sejam implantada no coração a fim de substituir as que estão obstruídas, é o tratamento mais comum para pacientes com importantes enfermidades coronarianas.

Mas os resultados de um teste clínico com 600 pacientes, que passaram tanto por angioplastias como por cirurgias de bypass, mostraram que ambos os grupos tinham taxas de sobrevivência similares e cerca da mesma quantidade de eventos adversos - como infartos ou AVCs - depois de transcorrido um ano.

Os médicos debatem há tempos qual é o melhor método para tratar o estreitamento das veias, que é a principal causa dos infartos. A angioplastia é menos invasiva, mas pode requerer mais procedimentos se, com o tempo, a artéria voltar a estreitar-se.

"Apesar de necessária uma maior revascularização depois de uma angioplastia, pode ser uma alternativa potencial se ambos tratamentos têm risco similar", explicou o principal autor do estudo, Seung-Jung Park.

As descobertas foram divulgadas na conferência do Colégio Americano de Cardiologia, em Nova Orleans (Louisiana, sul), e estão sendo publicadas simultaneamente na revista especializada New England Journal of Medicine.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)