Jornal Estado de Minas

Agência Mundial Antidoping de olho na nicotina

AgĂȘncia Estado
A nicotina está na mira da Agência Mundial Antidoping (Wada), que está estudando a possibilidade de incluir a substância na lista de produtos que dopam os esportistas em período de competição, revelou nesta sexta-feira seu diretor científico, Olivier Rabin.
"Temos muitas perguntas. Em alguns esportes, sabemos que a nicotina é muito utilizada", enfatizou o cientista em um encontro sobre a luta contra o doping, em Paris, citando o exemplo do esqui alpino ou do hóquei sobre o gelo.

Rabin precisou que o objetivo não é "caçar os fumantes e sim os que utilizam a nicotina com o objetivo de melhorar seus resultados". Vários estudos, segundo ele, demonstram que é possível distinguir o consumo de nicotina de um fumante de outro tipo de consumo que busca seus efeitos estimulantes.

"Não podemos impedir que um atleta fume, mas temos que encontrar os meios metodológicos, sobretudo analíticos, para distingui-los", explicou. A lista de produtos e métodos proibidos é revista a cada ano e publicada em 1o. de outubro, seguindo um processo de consultas.