(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Entrevista - Osvaldo de Oliveira


postado em 17/03/2011 11:49

(foto: Microsoft/Divulgação)
(foto: Microsoft/Divulgação)
A versão final do Internet Explorer 9, a ampla adoção da linguagem HTML5 no navegador, além de questões de segurança e de mercado são explicados pelo diretor da divisão de Consumer & On-line da Microsoft.

No ano passado, o Internet Explorer ficou abaixo dos 50% da preferência do market share, perdendo terreno para o Firefox e o Chrome. A versão 9 chega para continuar dominando a área de navegadores?
Com certeza. A Microsoft é a empresa que tem mais conhecimento e relacionamento com os fabricantes de PC e hardware, portanto, sabemos como usar bem os recursos oferecidos por eles. Por desenhar um browser exclusivo para Windows e que vai rodar muito bem no Vista e no 7 – que é onde se tem os melhores recursos de hardware –, temos um navegador que é o mais rápido do mercado.

O IE 9 tem como foco a relação entre o usuário e as páginas da internet, fazendo do browser apenas mais um elemento. O navegador passará a ser secundário?
Os usuários e os desenvolvedores querem uma experiência mais rica. Quanto menos distração e mais imersão na experiência de navegação, melhor. O uso de gráfico que será processado mais rapidamente, tela maior, uma interface mais limpa, tudo isso vai aprimorar a usabilidade. O IE é o que usa a maior área da tela para mostrar os sites.

A interface mais clara é uma evolução do Internet Explorer?
O IE chegava limpo, as pessoas é que colocavam muitas barras de ferramentas. Nós fizemos também alguns avanços nisso. Tínhamos uma barra de busca e de endereços, agora é uma só. Tiramos áreas de notificações, que não são mais necessários. Testes com o consumidor indicaram que o botão de “voltar” era o mais utilizado, por isso ele é maior. Tem uma séria pesquisa para ajustar isso.

Como foi pensando o uso do GPU, o processamento gráfico do computador, em vez do uso da CPU?

A web foi evoluindo para algo mais gráfico, voltado para o vídeo. Do outro lado, há os desenvolvedores de site que querem cativar os usuários oferecendo mais conteúdo. Na hora em que juntamos essas duas necessidades, é preciso um browser que atenda aos dois. Para que isso fosse possível, era preciso uma performance melhor. Havia uma oportunidade enorme para tornar tudo mais rápido, utilizando o GPU, o processamento gráfico do computador. É o primeiro browser público que faz o uso completo da GPU. Conseguimos uma performance absurdamente melhor. Associado a isso, reescrevemos toda a parte do javascript e, pelos testes, temos um dos mais rápidos engines da linguagem do mercado.

Com adoção de um amplo suporte ao HTML5 no IE 9, a Microsoft considera que essa é a linguagem de navegação do futuro na internet?
O investimento que a Microsoft tem feito no HTML 5 é um dos maiores do mercado. Toda essas linguagens são discutidas no W3C, o órgão que controla e discute os padrões da internet, e a Microsoft tem uma participação ativa em sugerir ideias que podem ser implementadas para outros browsers. O suporte do IE 9 é um dos melhores e mais consistentes que existem hoje no mercado.

A segurança foi uma das prioridades deste navegador. O que muda?
Essa questão foi um dos fortes do IE 8 e a melhoramos em algumas funções, como em termos de filtros e Active X, além da tracking protection. Aliados a isso estão a proteção às abas, compatibilidade com versões anteriores e toda a parte de segurança de smart screen. Navegar sem problemas não é algo fácil hoje, e essa tem que ser uma das preocupações. O IE 8 foi um marco e o IE 9 está melhor. É o browser mais seguro, mais rápido e mais fácil de usar.

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)