(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Homeopatia pode facilitar a hora do parto


postado em 13/03/2011 09:57

Como garantir um parto tranquilo e que seu filho venha ao mundo com saúde? A resposta pode estar na homeopatia. O ideal é começar o tratamento ainda nos primeiros meses de gestação, como prevenção, para que os efeitos sejam os melhores possíveis para a mãe e o bebê. De acordo com a professora e coordenadora do curso de extensão em homeopatia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Eliete Fagundes, a homeopatia facilita a hora do parto. “Nesse momento, a mulher geralmente tem medo de falhar, é como se fosse um grande teste na vida dela, com toda a expectativa familiar em cima. Com isso, muitas vezes, ela bloqueia inconscientemente a musculatura e dificulta o parto, sendo necessária a cesariana.”

Eliete explica que a homeopatia atua em nível mental, provocando relaxamento e confiança para que a mulher possa contribuir serenamente para o nascimento de seu filho. Mas os benefícios não são só para facilitar o momento do parto. O tratamento também contribui para que a mulher durma melhor, se alimente bem e tenha as contrações necessárias para que seu bebê nasça com saúde, contribuindo para evitar doenças na infância.

“Quanto mais saudáveis são os pais, mais saudáveis serão os filhos.” Com base nessa observação, Eliete garante que a homeopatia tem tratamentos preventivos para evitar a transmissão de doenças herdadas pelos familiares. Mães que fizeram uso de remédios homeopáticos antes da gestação têm chance maior de dar à luz crianças com saúde, equilíbrio e felizes.

Segundo a professora da UFV, os medicamentos homeopáticos evitam sintomas comuns na gravidez, como azia, mal-estar, náuseas, vômitos, insônia, varizes, intestino preso, infecção urinária, depressão ou mesmo a tradicional insegurança que domina as mulheres durante toda a gestação. Preocupadas com o sucesso do parto e a saúde do bebê, muitas vezes a mulher acaba contribuindo inconscientemente para um parto difícil. Nesse sentido, a homeopatia, explica Eliete, é uma grande aliada dos pais.

E mesmo depois do parto, o tratamento com medicamentos homeopáticos pode atuar no processo pós-operatório da mãe, facilitando a cicatrização e diminuindo o sangramento, além de contribuir para uma rápida recuperação.
A homeopatia pode seguir em várias direções, dependendo do paciente, da história pessoal e familiar de cada um. Segundo a especialista, ela se divide por grandes grupos de pessoas que têm pré-disposição para certos tipos de adoecimento. O papel dessa ciência é justamente equilibrar o emocional, mental e físico do paciente para que ele adoeça menos. “A função é estimular o sistema imunológico para que a própria pessoa se cure.” Mas como há também a questão da influência do ambiente, da alimentação e do emocional, que provoca uma desestabilização e consequente queda da resistência física, Eliete ressalta que a homeopatia busca esse equilíbrio.

Muitas vezes, ela trabalha com produtos tóxicos, mas como são bem diluídos, não apresentam contraindicação. Diferentemente do que se pensa, o tratamento é extremamente rápido. “Casos de dengue, por exemplo, em que a pessoa sente muita dor no corpo, cinco minutos depois de ministrado o remédio a melhora é incrível. Atua rapidamente no sistema imunológico”, afirma Eliete, acrescentando que o resultado pode ser mais lento quando vai tratar algo que está lá atrás, encoberto pelo emocional da pessoa. Em casos mais agudos, o efeito é mais rápido.

Leis universais

Se a homeopatia consegue equilibrar o sistema imunológico e promover curas, por que ela é tão criticada? Segundo Eliete, isso se deve ao fato de que seus paradigmas e não dogmas se baseiam em leis universais que estão sendo descortinadas pela física quântica, a exemplo de estudos divulgados recentemente comprovando a memória da água. “É uma ciência que trata integralmente o ser humano e todo o contexto que o rodeia. Não se consegue dissociar o físico do espiritual.”

Para a professora da UFV, a homeopatia incomoda porque exige uma mudança de paradigma. “Exige que façamos uma análise profunda de nossa vida e que tomemos uma postura ética em relação não somente aos humanos, mas também a todo o ecossistema vigente”, afirma.

Ela lembra que, para atingir um equilíbrio rápido e permanente, é indispensável estar predisposto à harmonização. Cada um deve perceber hábitos nocivos à sua saúde física, mental, psicológica, emocional e energética e tentar modificá-los, procurando manter essa saúde em todos os níveis da vida, com o maior grau de consciência possível. “O uso da homeopatia, aliado a mudanças no estilo de vida, ajuda a equilibrar e reestruturar o ser humano, tornando-o cada vez mais harmônico e feliz.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)