(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Fatores que levam passageiros a não usarem o transporte público


postado em 02/03/2011 10:19

A demanda pode sofrer alterações negativas ou positivas. Para mais, em geral influenciadas, segundo o pesquisador, por melhorias no sistema e nas suas condições, sanções para o transporte individual (a exemplo do rodízio empregado em São Paulo e nos pedágios no Centro de Londres) e também pela criação de corredores exclusivos para os coletivos. Ainda há os fatores que levam as pessoas a

não usarem o transporte: tempo de espera, número de viagens, compartilhamento de espaço com gente desconhecida, desconforto nos horários de maior movimento entre outros.

O tamanho da cidade também tem peso. "Quanto menor e quanto maior for a cidade, menos se usa o transporte público proporcionalmente. Enquanto a menor tem pequenas distâncias, que podem ser cobertas a pé, na cidade grande, é cada vez mais difícil se recorrer ao ônibus, devido à má qualidade do serviço e à existência de alternativas como o metrô", acrescenta o economista.

O modelo foi desenvolvido especificamente para cidades médias. "O ideal seria que cada prefeitura desenvolvesse um modelo próprio em relação às suas particularidades. Por exemplo, a topografia mineira pode ser um fator de aumento da demanda, desestimulando o uso de bicicletas ou caminhadas", relaciona Dércio. A aplicação em metrópoles é possível, mas nos municípios de grande porte há outra forma de cálculo. "Em cidades maiores, as prefeituras acabam optando pela pesquisa origem/destino, que pega todas as linhas e consulta os passageiros, de onde eles vêm e para onde vão.

Seus resultados teoricamente são melhores, porém nada impede de se fazer aplicar o modelo de previsão de demandas com esses dados", completa o economista, que afirma ainda não ter havido procura para a aplicação prática. "As prefeituras, provavelmente, só vão se interessar com mais força em época de eleição", lamenta o pesquisador.

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)