(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Expressões faciais de emoção são genéticas, diz estudo


postado em 29/12/2008 08:50 / atualizado em 08/01/2010 03:53

Mãe e filha sorriem: herança genética(foto: Sidney Lopes/EM/D.A Press - 01/12/2004 )
Mãe e filha sorriem: herança genética (foto: Sidney Lopes/EM/D.A Press - 01/12/2004 )


Um estudo conduzido por pesquisadores americanos sugere que as expressões faciais utilizadas para demonstrar emoções são inatas ao ser humano, e não aprendidas ao longo da vida.

Os especialistas da Universidade Estadual de San Francisco chegaram à conclusão ao comparar 4.800 fotografias de atletas de judô cegos e com visão normal durante cerimônias de entrega de medalhas nas Olimpíadas de 2004 e nos Jogos Paraolímpicos.

Segundo os pesquisadores, tantos os atletas com deficiência visual quanto os de visão normal exibiram as mesmas expressões faciais ao chegar em primeiro lugar. Expressões faciais bastante similares também foram observadas entre os que perderam as competições.

Fonte genética

Durante a pesquisa, os rostos dos atletas que ganharam medalhas de ouro e prata foram examinados. Enquanto os vencedores mostravam freqüentemente uma alegria natural com a vitória, os que ficaram em segundo lugar curvavam o lábio inferior para cima ou produziam um “sorriso social”, que envolve apenas um movimento da boca indicando mais superficialidade do que espontaneidade.

“Isto sugere que algo genético é a fonte das expressões faciais de emoção”, disse o autor do estudo, professor Matsumoto. “A correlação entre as expressões faciais dos indivíduos de visão perfeita e as dos deficientes foi quase perfeita”.

Ainda segundo Matsumoto, o “sorriso social” ou a curvatura dos lábios para demonstrar emoções negativas pode ter sido um mecanismo desenvolvido pelos humanos ao logo da evolução para evitar gritos, ataques corporais e xingamentos. A pesquisa foi divulgada na publicação especialzada Journal of Personality and Social Psychology.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)