(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Outras dicas


postado em 25/12/2008 09:54 / atualizado em 08/01/2010 03:54

(foto: Carlos Altman/EM/D. A Press)
(foto: Carlos Altman/EM/D. A Press)

CUIDADO COM O FUNDO

Tenha muito critério ao selecionar o local onde vai tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quanto o que vem em primeiro plano. Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Um erro engraçado, porém muito comum, é tirar foto de uma pessoa em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça.



Beto Novaes/EM/D. A Press
RETRATOS

Aproxime-se. Quando o assunto é uma pessoa, o que se quer mostrar é…. a pessoa. Não tenha medo de chegar perto. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça. A esta distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. O que não pode acontecer é aquele monte de nada na volta e um pequeno sujeito no meio.





Beto Novaes/EM/D. A Press
OLHE NOS OLHOS

Tire fotos na altura dos olhos da pessoa. Para tirar foto de criança fique de joelhos, sente, atire-se no chão. Faça o necessário para ficar no nível dela.











Carlos Altman/EM/D. A Press
FOTOS VERTICAIS


Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera.














APROVEITE A LUZ


Marcos Michelin/EM/D. A Press

Não há luz mais bonita que a luz natural do Sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz às suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado. A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavizar contornos, sendo excelente para tirar retratos. É preciso muito cuidado ao usar o flash. A luz dele, além de forte, tem uma cor diferente a do ambiente. Uma luz dura vai deixar rugas e imperfeições muito mais aparentes. Já notou como sempre se fica feio em foto 3x4? Eis a resposta.

COR

(foto: Carlos Altman/EM/D. A Press)
(foto: Carlos Altman/EM/D. A Press)

A maioria das câmeras digitais vem com controle de cor, ou white balance. Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. Mas as configurações pré-selecionadas da câmera nem sempre são as mais indicadas para quem quer fidelidade. A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos. Experimente bastante o controle de cor até acertar o que mais se adequa ao que você quer.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)