(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Exposição revela mundo escondido dos plânctons


postado em 23/12/2008 10:44 / atualizado em 08/01/2010 03:54



Uma exposição na Inglaterra vai revelar o mundo microscópico dos plânctons - organismos marinhos que vivem na camada superficial dos oceanos. Intitulada "Zona Eufótica", em referência à camada mais iluminada dos oceanos, onde vivem os plânctons, a mostra reúne cinqüenta fotografias.

As imagens foram feitas pelo cientista Richard Kirby, da Universidade de Plymouth, no sul da Inglaterra, durante seis meses.

Confira a galeria de imagens da BBC Brasil

Segundo ele, as fotografias mostram como os plânctons auxiliam na cadeia alimentar marinha e como eles têm um papel essencial no ciclo de carbono global e ajudam a regular a mudança climática.

O cientista espera que a exposição melhore a compreensão do público sobre a vida desses organismos.

"Os plânctons são tão pequenos e não são percebidos a olho nu. Por isso, eles recebem pouca atenção fora da esfera científica. No entanto, são algumas das criaturas mais importantes da vida marinha", disse Kirby.

A exposição "Zona Eufótica" abre no dia 12 de janeiro no Aquário Blue Planet, em Cheshire, no noroeste da Inglaterra e vai percorrer outras cinco cidades inglesas durante todo o ano de 2009.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)