(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Mundo interligado


postado em 18/12/2008 11:33 / atualizado em 08/01/2010 03:56

Capcom/Divulgação - Street Fighter
Novas edições de Resident evil e Street fighter para PlayStation 3 e Xbox 360 são aguardadas com ansiedade pelos fãs
-->
Os games devem evoluir de forma mais interativa, não só entre console e jogador, mas também na interação entre os próprios jogadores via as redes on-line. “Essa é outra peça fundamental no sucesso e na sobrevivência de um console. Se não fosse a parte on-line, os jogos multiplayer nunca chegariam onde estão”, afirma João Gabriel Albani, gerente de produto da Synergex do Brasil. “Falar e jogar com amigos é um dos diferenciais que mais valeram a pena. Muitos jogadores hoje nem jogam mais off-line, só querem saber de títulos on-line”, completou Stachi.

A Nintendo oferece conteúdos para o Wii por uma rede própria. Já a Sony trabalha atualmente com a PS Network, mas ela já testa, em fase avançada, a Home, mundo virtual em rede para os usuários do PlayStation nos mesmos moldes de Second Life. Seu lançamento, antes previsto para outubro de 2007, e depois adiado para o primeiro semestre de 2008, ficou mesmo para 2009.

Mas entre os consoles disponíveis atualmente, a rede on-line da Microsoft é a mais popular. Segundo a própria empresa, são mais de 14 milhões de “usuários ativos” na Xbox Live, que permite baixar demos, vídeos, fotos, filmes, conteúdos de games, além de jogar on-line com pessoas de qualquer parte do mundo. A Live ainda não está disponível oficialmente no Brasil. A Microsoft já estuda a possibilidade, mas ainda não existe uma previsão.

AVALANCHE DE JOGOS Se a Nintendo prepara um leque variado de jogos para o Wii em 2009, como afirmamos na capa desta edição, a concorrência não fica atrás. Depois de promover as “maravilhas de um Blu-Ray”, parece que, finalmente, a Sony percebeu que o PlayStation 3 também é um videogame, preparando uma lista invejável de lançamentos para o ano que vem. O console terá, pelo menos, três jogos que realmente justificam a sua compra. Em janeiro será lançado Senhor dos Anéis: Conquest. Já em fevereiro chegam o aguardado Street Fighter IV, Splinter Cell Conviction e Godfather 2, seguidos pelo arrasa-quarteirões Resident Evil 5, em março. Em junho é a vez de Batman: Arkham Asylum ser lançado. Mas os três jogos mais aguardados do ano para o PS3 são, sem dúvida, Killzone 2, God of War III e Final fantasy XIII, previstos, respectivamente, para fevereiro, outubro e “algum dia de 2009”. Existe ainda a chance de Gran turismo 5 também ser lançado.

Por causa principalmente deste trio, alguns analistas dizem que 2009 será o ano do PlayStation 3. Quem não acha isso é a Microsoft, que também preparou um contra-ataque de parar o trânsito para o Xbox 360. Além de também garantir o lançamento de Splinter cell conviction, Street fighter IV, Godfather 2, Resident evil 5, Batman: Arkham Asylum, Senhor dos anéis: Conquest e, principalmente, Final fantasy XIII, a empresa de Bill Gates tem algumas “exclusividades na manga”, como Grand theft auto IV: The lost and damned (fevereiro) – a esperada expansão do lançamento mais importante de 2008 - Halo wars (fevereiro na Europa e março nas Américas do Norte e do Sul), Star ocean: The last hope (março) e Halo 3: ODST (terceiro trimestre), nova aventura da franquia mais importante da vida do Xbox.

Os fãs de games para PC podem ficar tranqüilos. A lista de 2009 é como um saboroso bolo: bonito, gostoso, com muitas camadas e com aquela apetitosa cereja no topo. As continuações de jogos de sucesso abrem a lista de lançamentos já em fevereiro, com Splinter cell conviction, Shellshock 2: Blood trails, Godfather 2, F.E.A.R. 2: Project origin, Street fighter IV e The sims 3. Em junho chega a nova aventura do homem-morcego, Batman: Arkham Asylum. Entretanto, em algum dia ainda não anunciado de 2009, será lançado a “cereja” do bolo de qualquer jogador: Starcraft 2: wings of liberty.

Entre os portáteis, os RPGs terão grande destaque em 2009. O PSP vai receber dois episódios de duas das séries mais famosas do mundo: Star Ocean: Second Evolution (janeiro) e Phantasy Star Portable (março). O Nintendo DS não deixa por menos, com outros dois títulos importantes: Dragon quest V: Hand of the heavenly bride (fevereiro) e Final fantasy crystal chronicles: Echoes of time (março). O pequeno de duas telas da Nintendo ainda terá novos jogos da série Jake power e outros lançamentos parrudos, como Senhor dos anéis: Conquest, agendado para janeiro, Splinter cell conviction e Gauntlet, ambos previstos para fevereiro.

Vale lembrar ainda que do cinema virão dois dos lançamentos de jogos mais importantes do ano que vem para todos os consoles: Ghostbusters, marcado para junho (menos para o PSP); e Harry Potter e o Enigma do príncipe, previsto para julho. Até o PlayStation 2, que já demonstra claros sinais de cansaço comercial, vai receber os dois jogos que, junto com o novo Tomb raider underworld e com as novas linhas de games esportivos, devem ser as principais atrações para o console em 2009.-->


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)