(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

2009 de novidades

Mercado de games promete ter muitos lançamentos e novidades. Nintendo deve manter liderança, mas concorrentes se preparam para crescer


postado em 18/12/2008 11:14 / atualizado em 08/01/2010 03:56

-->Mesmo com a crise no segundo semestre, 2008 registrou um grande número de marcas no mundo dos jogos eletrônicos. O Playstation 3, finalmente, conseguiu ganhar um pouco de embalo e chegou a quase 18 milhões de unidades vendidas, somando todos os países onde ele pode ser encontrado. Já o Xbox 360 mostrou a força da Microsoft em dois dos três principais mercados do mundo – Europa e América do Norte – faltando melhorar muito ainda no Japão – e ultrapassou a marca de 25 milhões comercializadas até hoje. Porém, nenhum dos dois conseguiu atingir o sucesso do Nintendo Wii, que, mesmo quase sempre em escassez nas lojas, superou a barreira dos 41 milhões de aparelhos.

Em novembro, no meio da crise econômica mundial, os videogames bateram recordes de vendas. De acordo com estudo do NPD Group, empresa que apura o mercado de games nos Estados Unidos, a indústria de jogos arrecadou “apenas” US$ 2,9 bilhões, um aumento de 10% se comparado com o mesmo mês de 2007. Entre os seis aparelhos comercializados atualmente, os três modelos da família Playstation tiveram o pior desempenho. O PS2 vendeu 206 mil unidades, superado pelo PS3, com 378 mil, e pelo PSP (portátil), com 421 mil. Já a Microsoft pode se orgulhar do Xbox 360. Em novembro, foram 836 mil unidades vendidas nos EUA. Porém, a Nintendo foi quem riu por último no final das contas. Foram vendidos 1,57 milhão de DS e impressionantes 2,04 milhões de Wiis.

“Acredito no crescimento das três plataformas em 2009, mas acho que o Wii vai se manter na ponta”, afirma João Gabriel Albani, gerente de produto da Synergex do Brasil, empresa canadense que atua internacionalmente no mercado de entretenimento multimídia, sendo representante comercial e distribuidora de diversas empresas desenvolvedoras de videogames. Segundo ele, o sucesso do console da Nintendo se deve ao fato de o sistema ser o protagonista de um dos capítulos mais importantes na história do videogame: “O Wii trouxe a interatividade para um patamar ainda mais realista. Ele tornou real uma brincadeira que sempre buscou a realidade”. Primeiro, fez sucesso com simuladores de esportes e corrida. Como agora os publishers se acostumaram com o console, jogos com idéias mais específicas e de interatividades diferentes serão lançados, aumentando ainda mais o interesse do público”. Albani cita ainda o exemplo de Star wars: Force unleashed, que permite ao jogador usar o Wiimote como um sabre de luz de um mestre Jedi.

Porém, mesmo mantendo a ponta, as vendas do Wii podem esfriar um pouco nos próximos dois ou três anos. “Apesar de a Nintendo oferecer o console para todos, a sua limitação gráfica o fez perder um pouco do fôlego. O Wii é legal, mas achei que a graça do console acabou em seis meses, exatamente pela falta de poder e multiplayer, como dos outros dois consoles. Penso que em dois ou três anos já teremos um ‘Wii 2‘”, afirmou Spencer Stachi, que escreveu sobre games por mais de 10 anos, diretor de arte e um dos diretores do Ofício Design, empresa responsável pelas capas de diversos games vendidos atualmente no Brasil.

Para manter o fôlego, a Nintendo prepara uma gama de jogos bem variada para o Wii em 2009. Três deles prometem atrair a atenção de jogadores mais “adultos” e menos casuais: Dead rising: Chop till you got drop, previsto para janeiro; Sonic and the black knight e Final fantasy crystal chronicles: Echoes of time, ambos com data de chegada marcada para março. Outros dois também são muito esperados: Dance dance revolution: Disney grooves e Rayman raving rabbids TV party (que já foi lançado nos EUA, mas ainda não chegou ao Brasil). Esse último promete atrair ainda mais pessoas “casuais” por causa da divertida e diferente interatividade entre jogador e personagem por meio do uso do Wii Balance Board, que permite ao jogador jogar literalmente sentado sobre o “controle” em forma de balança do Wii.-->


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)