(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Criar atalho para programa alternativo


postado em 04/12/2008 12:14 / atualizado em 08/01/2010 03:59

-->

O Windows abre um programa padrão quando você clica sobre um determinado tipo de arquivo. Por exemplo, ao clicar sobre um arquivo .doc é aberto o processador de textos Word; quando você clica sobre um arquivo .WMV é aberto o Windows Media Player. É bem provável que você tenha vários programas que fazem a mesma coisa, mas só um deles é acionado como padrão. Um bom exemplo são os vários editores de fotografia. Se você quiser abrir um dos outros programas alternativos, terá de acessar a pasta do programa, clicar sobre ele e, depois do seu carregamento, usar as opções disponíveis para abrir o arquivo.

Com a dica mostrada a seguir você poderá abrir rapidamente um programa alternativo por meio das opções do menu Enviar Para ou Send To. Esse menu aparece quando você clica sobre um arquivo com o botão direito do mouse. Ao selecionar o item Enviar Para, você terá alguns destinos e programas pré-definidos como Destinatário de E-mail, Área de trabalho e Pasta Meus Documentos. (foto 1)

O segredo é criar um atalho para o programa alternativo dentro da pasta Send To. A tarefa é muito simples. Você tem que deixar essa pasta aberta na área de trabalho e abrir a pasta onde está o programa executável ou um atalho do programa. Como exemplo, vou criar uma nova opção no menu, colocando um atalho para o programa Picasa, um visualizador e editor de fotos que já possui um ícone de atalho na minha Área de Trabalho.

Para você achar rapidamente a pasta Send To, que é o nome da pasta, independentemente do idioma do seu Windows, digite o texto %APPDATA%MicrosoftWindowsSendTo no campo iniciar pesquisa imediatamente acima do botão Iniciar, no Windows Vista, ou então abra a caixa de diálogo Executar no Windows XP e digite a linha acima. A pasta Send To será aberta.

Agora arraste um atalho de programa para lá, no meu caso, o Picasa. Lembre-se sempre de criar um atalho e não mover o arquivo. Feche a pasta Send To. Agora selecione um arquivo de imagem jpg, por exemplo, e clique com o botão direito sobre ele, abra o menu Send To e a nova opção estará lá. Ao ser clicada, o programa será aberto e a imagem exibida.

Esse procedimento vale para qualquer tipo de programa e arquivo. Se você não desejar mais ter aquele programa alternativo aparecendo no menu Enviar Para, basta abrir a pasta Send to e excluir o atalho do arquivo(foto2). O menu Enviar para mostra a nova opção.Depois de arrastar um atalho para a pasta Send to, feche-a. Agora selecione um arquivo de imagem com o botão direito e abra o menu Enviar Para.-->


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)