(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Controle total à distância

Mineiro cria programa econômico que permite acessar equipamentos domésticos pela internet


postado em 27/11/2008 12:44 / atualizado em 08/01/2010 04:00

Maria Teresa Correia/EM/D.A Press
Software criado por Alexandre Bastos pode incluir voz, barulhos de sirene e enviar SMS para o dono do imóvel
-->Acender e apagar lâmpadas, ligar e desligar o ar-condicionado, aguar as plantas. Tudo isso a muitos metros de casa. O analista de sistemas Alexandre Barbosa Gontijo há mais de um ano desenvolve o que ele chama de sistema de automatização residencial, que nada mais é do que um programa capaz de controlar e fazer a segurança de um local pela internet.

“A idéia surgiu quando eu me ausentava da cidade por algum tempo. Pensava numa forma de ver o que se passava em casa. Foi assim que acabou nascendo esse software, que permite ao usuário controlar vários equipamentos domésticos a distância. Com ele é possível também enviar sons, vozes simulando a presença de alguém em casa, sirenes de polícia e até SMS para o celular do dono do imóvel quando houver alguma movimentação estranha”, informa.

Os comandos são enviados pela internet até um computador pessoal da residência, que passa a distribuir as ordens, pela rede elétrica, aos dispositivos definidos. De acordo com a necessidade ou disponibilidade do cliente, o sistema pode se integrar a um circuito fechado de TV. Assim, se alguma imagem suspeita for captada, o programa automaticamente envia um e-mail ao usuário comunicando o fato.

FACILIDADES
O software ajuda também a facilitar a vida das pessoas dentro de casa sem a necessidade de uso da internet. Isso porque, com ele, o usuário consegue, com um simples comando, controlar todos os equipamentos eletroeletrônicos do local. “Se a casa contar com um sistema de câmeras, melhor ainda. Na hora de dormir, por exemplo, a pessoa pode fazer uma checagem a partir de sua própria cama e apagar luzes onde estiverem acesas, desligar televisores, rádios, computadores. Enfim, dá para monitorar o que quiser dentro de uma casa, desde que esteja tudo ligado em uma mesma rede elétrica”, revela.

Gontijo ressalta que seu sistema não encontra similar no estado. Em São Paulo, segundo ele, existe algo parecido, mas que é muito caro, por comercializar o serviço por módulos. Ou seja, um para acender e apagar lâmpadas, outro para irrigação e assim por diante, cada um com seu preço. “No fim, o cliente acaba pagando mais de R$ 7 mil para ter um resultado mais completo”, diz ele, informando que o seu trabalho ainda não está sendo explorado comercialmente. “Estou agora iniciando um processo de oferta do software, que pode ser conhecido e testado no site que criei para ele. A partir daí é que vou oferecê-lo. O preço será definido em cima de projetos, mas, com certeza, não será muito superior a R$ 1 mil. Quem sabe, algum empresário venha visitar o endereço, conheça o produto e acabe se interessando em ser um parceiro. Nessa área, tudo pode acontecer.”

Para quem quiser conhecer o programa, o endereço é www.automatizacaoresidencial.com.br.-->


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)