(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

O destino em suas mãos

Exclusivo para Xbox 360, game possibilita criar personagem e desenvolver a própria história


postado em 20/11/2008 11:39 / atualizado em 08/01/2010 04:02

Microsoft/Divulgação
As decisões do jogador se refletem na personalidade e na aparência dos avatares
-->
Diversos games do estilo RPG, principalmente os japoneses, não passam de filmes jogáveis. Você segue um caminho determinado e as modificações no personagem fazem com que, no máximo,  se passe por alguns monstros mais facilmente. É por mudar esse conceito que o Fable II é tão fascinante. A idéia é do desenvolvedor Peter Molineux, do clássico jogo de “Deus” Populous, Black and White e The Movies. Por enquanto, o jogo é exclusivo para Xbox 360, mas uma versão para PC – como aconteceu com o primeiro – não é descartada.

 No game, você começa como uma criança e vê seu companheiro ser assassinado por um magnata que busca mais poder. A partir daí a trama se define como uma busca por vingança. A história é simples e usa elementos de fábulas. Pelo caminho há paredes falantes, goblins e grandes entes das florestas, nada muito original em um game do tipo, mas executado perfeitamente.

 A diferença é o modo como o jogo se desenvolve: baseado em decisões e ações do player. A primeira delas é a escolha do sexo do personagem, que influencia a maneira com que os demais habitantes do jogo o tratam. A partir daí você decide ser o herói admirado por todos e arrebatar corações ou tornar-se um verdadeiro pária, um anti-herói que assassina coelhinhos indefesos e guardas.

 As ações influenciam sua reputação e personalidade, demonstradas na ficha do seu personagem no menu. É claro que cada caminho tem prós e contras. Dar tapas na cara de um inocente transeunte das localidades de Albion – local onde se desenrola a trama –, faz você ser temido, o que ajuda nas lutas mas atrapalha na hora de escolher uma nova casa. Encarando o caminho do bem, haverá mais facilidade em dominar o comércio e constituir uma família, mas também terá as limitações de toda sociedade organizada. E não serão só as fofocas na cidade que se espalharão. Se optar pelo mal, você adquire cicatrizes e doenças de pele que o vão transformando num verdadeiro demônio.


O sistema de luta é simples e controlado com poucos botões. Jogadores mais hardcore podem ficar frustrados com as poucas possibilidades de golpes, mas as lutas são divertidas e não são repetitivas, como poderia parecer. Cada magia ou nova habilidade adquirida traz novas possibilidades para o combate, que, por não ser o principal ponto do game, é fácil.

Mesmo com uma interface clean e intuitiva, Fable II poderia ser menos travado em alguns momentos. Com os botões do controle direcional existem atalhos que aparecem ao bel-prazer do jogo e você não pode modificar essas ações. Muitas vezes é preciso pausar o jogo e acessar o menu para tarefas simples, como usar uma poção. O jogo acessa bastante o DVD e, por isso, chega a travar por poucos segundos.

Mesmo com esses pequenos entraves, as cidades de Albion são cheias de vida e movimento. Os gráficos traduzem muito bem o clima de fábula, com um misto de realismo e estilização que lembra o período medieval. As passagens do dia para a noite e efeitos como chuva e neve são os aspectos mais bem cuidados, e a beleza virtual de Fable II cria até momentos de contemplação.

O jogo não é só um deleite para os olhos, mas também para os ouvidos. Os diálogos – elementos importantes no game – quase sempre pendem para a comédia e a dublagem é bem cuidada. As músicas mudam durante a trama e, principalmente, não irritam. O mais impressionante da parte técnica é, com certeza, o cachorro que o acompanha durante o game, uma emulação próxima da perfeição da personalidade de um canino. Além de farejar tesouros escondidos, ele pode se tornar um parceiro de lutas. Para treiná-lo, você recebe manuais e pode acariciá-lo ou castigá-lo depois de suas ações. O game oferece um modo on-line cooperativo, em que você pode aventurar-se com amigos pelo mundo e compartilhar itens e experiência.

Avaliação


Jogabilidade   
Entretenimento   
Gráficos   
Som   

Preço: R$ 159

Não recomendado para menores de 18 anos-->


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)