(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Uso do teclado para tarefas do Word


postado em 13/11/2008 11:07 / atualizado em 08/01/2010 04:04

Microsoft/Reproducao
-->
Vou confessar que uso editores de texto desde os tempos que não exisitia mouse ou interface gráfica.  Windows era apenas mais uma palavra do inglês e só queria dizer janela, aquela que você tem na sua casa ou escritório. Wordstar era o nome do principal editor de textos da década de 1980. Quase todos os comandos tinham de ser executados através do pressionamento de uma  combinação de teclas.

Encurtando a história, sentado à frente do seu micro você deve estar produzindo seus textos no Word. Tirando a digitação do texto propriamente dita, para tudo mais você recorre ao mouse: clicar e executar comandos que serão aplicados ao texto. Guardando algumas combinações de teclas, algumas tarefas podem ser feitas de forma rápida. O Word, assim como a maioria dos programas para Windows, tem diversos atalhos de teclado.

• Para selecionar um texto

Posicione o cursor de inserção, a barra vertical onde a letra digitada aparece em qualquer posição de uma palavra. Pressione a tecla F8 duas vezes para selecionar a palavra, três vezes para selecionar a frase, quatro vezes para selecionar o parágrafo e cinco vezes para selecionar todo o texto do documento. Agora que sabe selecionar o texto pelo teclado, vamos aplicar alguns comandos nele.

Mudando o tamanho da fonte

Você pode mudar o tamanho da fonte do texto selecionado usando as combinações mostradas a seguir. O sinal de mais indica que você deve manter as duas ou três teclas pressionadas simultaneamente. No exemplo a seguir você mantém CTRL e SHIFT pressionadas. Cada vez que pressionar a tecla > ou <  o texto aumentará ou diminuirá um tamanho de fonte. Use ctrl shift > para aumentar o tamanho do texto e ctrl shift << para diminuir o tamanho do texto

• Alternância entre maiúsculas e minúsculas e início de palavras

Para mudar a caixa das palavras, ou seja, o seu tamanho, alterando entre maiúsculas, minúsculas ou a combinação pela qual apenas a primeira letra de todas as palavras fica em maiúscula e as demais em minúsculas, pressione a combinação Shift F3. Cada vez que for pressionada a combinação, o texto mudará para um dos formatos.

• Alterando o espaçamento de linhas

Para mudar o espaçamento de linha no Word selecione as linhas que deseja modificar e pressione CTRL 1  para alterar o espaçamento para simples, CTRL 2 para espaçamento duplo e CTRL 5  para mudar o espaçamento para 1,5 linhas.

• Espaço sublinhado
Quando você seleciona diversas palavras e aplica o efeito de sublinhado ao texto usando o botão da barra de ferramentas ou o atalho CTRL S os espaços entre as palavras ficam também sublinhados. Para aplicar o sublinhado apenas às palavras use a combinação CTRL SHIFT W.-->


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)