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Estado de Minas

Volante profissional

Nova edição de uma das mais consagradas séries de simulador de corrida arrasa nos gráficos


postado em 23/10/2008 12:42 / atualizado em 08/01/2010 04:09

Atari/Divulgação
Mesmo difícil, game tem recursos de pilotagem e ajustes que facilitam a vida de iniciantes
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O GTR Evolution não é para qualquer um. Quem espera pilotar um dos 49 carros disponíveis livremente, como quem corta as ruas das cidades no Need for Speed, pode ir tirando seu bólido da pista. Aqui a brincadeira é profissional. Um toquezinho mais forte no volante e o automóvel se perde em rodopios e acaba na brita. Os gráficos do game são bons, mas sua qualidade se concentra somente nos veículos. Nada de detalhes para tudo que for extrapista.

Com a riqueza de realismo nos comandos e nos acertos dos carros, o candidato a piloto pode apertar os cintos, aumentar o volume das caixas de som do PC e se preparar para se sentir dentro de um cockpit. Mesmo tão difícil, GTR Evolution reserva algumas opções para os iniciantes, aqueles que não conseguem ou não querem lidar com tanto realismo. A primeira possibilidade de o gamer facilitar sua vida é escolher o nível de dificuldade (novatos, semiprofissionais e profissionais). E ainda pode apelar para alguns recursos de pilotagem. Entre as opções estão o ABS, que impede que o piloto trave os freios, o controle de tração, que ajusta a velocidade das rodas individualmente, e a ajuda de estabilidade, que não deixa o piloto perder a frente ou a traseira, corrigindo a potência do motor.

Mas, mesmo com todos esses recursos, é aconselhável que o principiante gaste um bom tempo no modo de jogo Treino. Depois de treinar, no caso dos iniciantes, o gamer terá outros quatro modos de jogos. No R-CADE Extreme a ordem é entrar e pisar fundo. Sem nenhuma configuração extra.

É como se o jogo fosse um fliperama. No Race event o piloto passa por todas as etapas de uma corrida real, com suas sessões de treino, a disputa pelo grid de largada e a corrida em si. Nessa opção, quem quiser pular as qualificações também poderá ir direto para a disputa do grande prêmio.

Para os que se empolgarem também há o modo Championship, que é um campeonato completo de Gran Turismo. Nele se briga, circuito a circuito, contra o computador. O quarto modo disponível é o Time attack. Aqui a missão é melhorar o tempo a cada volta e o player poderá enfrentar um fantasma de seu carro que repetirá seu melhor tempo ou, pela internet, do jogador mais rápido para aquele circuito. E são muitas as possibilidades de traçados.

O GTR Evolution traz também as pistas e carros do game oficial do FIA World Touring Car Championship (WTCC), o Race 07. Com essa união, são 19 autódromos diferentes e 40 variações possíveis. Em Curitiba, por exemplo, que fez parte do campeonato do WTCC de 2007, pode-se competir no desenho clássico, no inverso e em outro oval. Mas a grande vedete das pistas disponíveis é a de Nürburgring. O game traz três possibilidades para ela. Uma, atual, outra inversa e a terceira, maior e mais parecida com a clássica, de 20,8 quilômetros.

Para disputar corridas on-line, o game exige a instalação de outro software, o Steam. Diferentemente da maioria dos jogos atuais, o GTR Evolution permite que se faça a instalação sem a internet estar disponível. Único ponto positivo para a configuração do simulador, que é demorada, confusa e não traz as instruções ou o termo de contrato em português.

HOMENAGEM A legendária pista de Nürburgring Nordschleife foi construída na década de 1920 ao redor do povoado e do castelo medieval de Nürburg, na Alemanha. Hoje, ele abriga o Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula 1. Mas o autódromo passou por muitas reformulações antes de receber novamente a principal categoria do automobilismo mundial.

O novo desenho só ocupa um pedaço do traçado antigo, que tinha mais de 28 quilômetros de extensão. Hoje o autódromo abriga duas pistas, que são independentes e podem ser usadas ao mesmo tempo. O desenho extra que GTR Evolution traz, com 20,8 quilômetros, é uma terceira versão da pista, uma reformulação da primeira formação do autódromo. Nürburgring passou 13 anos (entre 1976 e 1983) sem receber a Fórmula 1, pois seu traçado era considerado longo, perigoso e difícil.

REQUISITOS MÍNIMOS

Windows XP ou Vista
Processador 2.4GHz Pentium 4 ou compatível
1GB de RAM
3.7GB de espaço livre em disco
Placa de vídeo aceleradora 3D compatível com DirectX 9
256MB de RAM.
Preço médio: R$ 99

AVALIAÇÃO

Jogabilidade -
Entretenimento-
Gráficos-
Som -      
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