(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Um show de ação e aventura

Com maior ênfase para consoles e celulares, feira japonesa mostra games para todos os gostos


postado em 16/10/2008 12:02 / atualizado em 08/01/2010 04:11

Fotos: Yoshikazu Tsuno/AFP Photo
Público da Tokio Game Show teve a oportunidade exclusiva de experimentar game controlado pelo cérebro, desenvolvido pelo estúdio japonês Square Enix. Coisa de ficção
-->
Mais uma vez, a Tokyo Game Show (TGS), feira internacional de games realizada na semana passada no Japão, pela 13ª vez, se mostrou um encontro especial para fabricantes, desenvolvedores, revendedores e amantes dos jogos eletrônicos. Cerca de 210 expositores, de 14 países, apresentaram quase 900 games, novos ou em versões atualizadas, para um público

visitante em torno 190 mil pessoas. A grandeza da feira deste ano ratifica a Tokio Game Show como um dos três maiores eventos mundiais dirigidos ao mundo dos games, junto à E3, que ocorre nos Estados Unidos, e ao Leipzig Games Convention, na Alemanha.

Uma das maiores novidades mostradas na TGS 2008 foi um jogo para computador controlado, parcialmente, por ondas cerebrais. Produzido pelo estúdio japonês Square Enix, o jogo adota um headset da NeuroSky, empresa dos Estados Unidos que cria sensores biométricos sensível a comandos por ondas cerebrais. Claro que o game foi apresentado ainda em versão de demonstração, e não como produto final. Aliás. nem ficou confirmado se ele se tornará um jogo comercial. Mas a simples apresentação do modelo mostra o quanto a indústria de entretenimento investe e se prepara para o futuro. Enquanto o gamer joga, o headset especial monitora o seu estado de concentração e de relaxamento. Com base nos dados coletados, permite que o jogador desenvolva e desempenhe algumas das ações do jogo.

ESTRLAS DO ESPETÁCULO

FIM DO MUNDO

O game Star oceam 4: the last hope, para o Xbox 360 da Microsoft, segue os mandamentos de um típico RPG japonês. O enredo é em 2064, depois do terceiro grande erro da humanidade: uma nova guerra mundial que coloca a Terra em fase de extinção. Cabe a dois jovens aventureiros o trabalho de explorar o espaço e buscar um novo lar para a humanidade: Edge Maverick, de 20 anos, especializado em luta de espadas, e a jovem Raimi Saionji, de 19, no arco e flecha. As criaturas ficam visíveis no mapa e passam a perseguir o jogador quando percebem sua presença e sempre ocorrem lutas quando se encontram. O jogo tem falhas, pois há regras para vencer. Uma delas é que sai em desvantagem aquele que for pego por trás. Como a câmera nem sempre fica posicionada no melhor ângulo, quando o jogador acessa uma área nova, muitas vezes não vê o que precisa e é surpreendido por um inimigo vindo de um ponto cego. Apesar disso, Star ocean 4 tem elementos suficientes para agradar.

Visitantes testam controle remoto do Wii, da Nitendo, em game criado para o equipamento
CONVERSÃO CORRETA
Street fighter 4, junto com Resident evil 5, esteve em vários pontos do centro de exposição da TGS. Sony e Microsoft mostraram o game em seus espaços, já que Xbox 360 e PlayStation 3 recebem o título no próximo ano. A conversão do game para consoles (as versões anteriores eram exclusivas para PC) ficou ótima. O que mais impressionou foi o visual, parecido com ilustrações em movimento, e as expressões faciais, enriquecidas significativamente. Os antigos lutadores da versão 2 ganharam estilo e arte. Os gigantes Sagat e Zangief ficaram mais corpulentos. Apesar de contar com mais e moderna tecnologia gráfica, controlar o game transmite sensação bem parecida com a de Street fighter 2. Vale lembrar, entretanto, que o novo jogo apresenta animações de 60 quadros por segundo. Seja como for, as antigas táticas ainda valem na versão 4, embora nem todas com a mesma eficácia, devido aos novos elementos adicionados. Street fighter 4 oferece também modalidades multiplayer on-line.

Quase 200 mil pessoas foram à TGS e viram novos jogos da Konami para Nitendo DS

DIMINUIÇÃO DO TERROR

Jovens testam na feira títulos desenvolvidos exclusivamente para o console Xbox 360

Um dos primeiro títulos da Capcom para o Xbox 360 foi Dead rising, game do tipo filme de terror ao melhor estilo de perseguição por zumbis e mortos-vivos. Oferecido agora para Wii, a quantidade de personagens tenebrosos diminuiu, deixando cair um pouco a essência do jogo. A demonstração do título deixou isso claro. O shopping de Willamette, onde as criaturas atacavam em profusão na versão para Xbox, parece vazio agora. O protagonista Frank West parece não se sentir ameaçado. A Capcom, para compensar, optou por transformar o título num game mais direto. O melhor modo de liquidar os inimigos é usar a clássica a técnica de dar um tiro na cabeça do inimigo e, enquanto ele estiver atordoado, aproveitar para desferir o golpe fatal, principalmente com um bastão de beisebol, arremessando o morto-vivo para longe. Outro ponto a favor é a mecânica de tiro, mais parecida com o consagrado Resident evil 4. A quantidade de inimigos agora é bem menor, mas os cenários preservam o molde original.

HERÓIS NOS PORTÁTEIS

Da mesma forma que em anos anteriores, a produtora Square Enix deu prioridade aos portáteis na TGS. No seu grande estande, a empresa separou seus principais lançamentos, entre eles Dissidia: final fantasy, que põe heróis e vilões numa arena. São poucos tipos de golpes disponíveis. E como grande parte dos ataques demora a ser ativada, boa estratégia é usar técnicas de deslocamento para confundir o adversário e, em seguida, aplicar os golpes. Os personagens podem correr, subir por paredes (as que são indicadas). E com o botão de defesa, conseguem realizar esquivas rápidas e avançar sobre oponente rapidamente.

CANSAÇO OU DIVERSÃO?

Castlevania é uma clássica série da Konami, que depois de ser produzido para Wbox 360 e PlayStation 2 chega ao Wii, com a versão Castlevania judgment, que altera radicalmente o estilo das edições anteriores. Agora, os principais personagens da franquia são postos em uma arena para trocar golpes de espada, chicotadas e variadas magias. É também um jogo de luta do gênero um contra um, mas os personagens contam com poucos movimentos de ataque. Os lutadores conseguem desferir uma seqüência de golpes quando o gamer sacode o Wii Remote. Fazendo isso e pressionando o botão B, ele desfere um ataque mais poderoso, porém lento, sem possibilidade de fazer grandes pontos. Já o botão A solta as armas secundárias, geralmente projéteis, que servem mais para frear o oponente do que para lhe causar danos. Castlevania judgment oferece pouca profundidade nas lutas, embora seja um game agitado, especialmente para o jogador, que tem de mexer os controles freneticamente no constante chacoalhar dos joysticks. Mais cansaço do que diversão? Para uns sim, para outros não. Cabe ao gamer decidir se é isso que procura em um título.

PERFEITA ADAPTAÇÃO

Novos softwares de games desenvolvidos para Nitendo DS são destaques na TGS 2008

Como sempre ocorre nas feiras de games, a Sony separou um considerável espaço em seu estande para apresentar games para PSP. Entre os títulos à disposição, Resistance: retribution comprovou que os games de tiro não estão entre os preferidos do público japonês. Não quer dizer, no entanto, que a adaptação de Resistance, um dos primeiros sucessos do PlayStation 3, seja ruim. Pelo contrário, ele mantém a boa linhagem de jogos de tiro para PSP. Na demonstração, o game começava em alta temperatura e com intenso tiroteio, numa caverna, onde o ex-militar James Greyson busca retomar a Europa dos alienígenas Chimera. Os controles funcionam bem no game, que oferece ao jogador recursos automáticos de se esconder diante de obstáculos. Quando o herói Greyson chega perto de um, automaticamente ele fica em posição defensiva, como abrigar-se atrás de uma mureta. Dessa posição e agachado, basta pressionar o botão de tiro para que ele se levante e passe a atirar. O gatilho esquerdo ativa a segunda funcionalidade da arma, que se transforma em um lançador de bombas. Armamento, por sinal, é o que não falta ao personagem, que conta com metralhadoras, granadas e até um lança-foguetes. Os combates são intensos, fazendo do título uma boa adaptação para PS3. (Com agências)-->


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)