(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas SÉRIE B

Cruzeiro encara Sampaio e mira vitória para ganhar posição na Série B

Praticamente livre da zona de rebaixamento, time celeste busca os três pontos no Maranhão para subir ao menos um degrau na classificação


18/11/2021 07:13 - atualizado 18/11/2021 07:16

Luxemburgo condiciona a renovação com o Cruzeiro a um planejamento de brigar pelo acesso em 2022
Luxemburgo condiciona a renovação com o Cruzeiro a um planejamento de brigar pelo acesso em 2022 (foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Com apenas 0,002% de risco de queda, segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Cruzeiro enfrenta o Sampaio Corrêa nesta quinta-feira, às 21h, no estádio Castelão, em São Luís-MA, pela 37ª rodada da Série B. As equipes estão empatadas com 46 pontos, porém os maranhenses levam vantagem em vitórias - 12 a 10 - e ocupam o 10º lugar.

O objetivo da Raposa, portanto, é zerar a probabilidade de descer à Terceira Divisão e, claro, ascender na classificação da Série B. O time treinado por Vanderlei Luxemburgo pode no máximo subir à nona posição, que tem o Vasco, com 48. O Náutico, 8º, não será mais alcançado pelo clube celeste, pois contabiliza 52 pontos e 14 vitórias.

Teoricamente, terminar a Série B em 5º ou em 16º tem o mesmo efeito, uma vez que a equipe não vai à Série A nem tampouco é rebaixada. No entanto, embalar uma boa sequência pode ser o prenúncio de uma campanha positiva no ano seguinte. É nisso que o Cruzeiro se apega para dar a volta por cima em 2022 e regressar à elite.

Considerando apenas as partidas com Vanderlei Luxemburgo, o Cruzeiro computou oito vitórias, nove empates e quatro derrotas em 21 jogos. O aproveitamento de 52,3% é compatível ao do sexto colocado, CRB, que tem quase 9% de chance de subir à Primeira Divisão e pegará Vitória (casa) e Operário (fora) nas duas últimas rodadas.

Luxemburgo aproveitará o compromisso no Maranhão e também a despedida da Série B - contra o Náutico, no Mineirão - para observar quem continuará no elenco em 2022. Vale lembrar que o técnico ainda não acertou a sua permanência na Toca, embora fale com frequência sobre o planejamento para o próximo ano e a necessidade de montar um time com qualidade de Série A na Série B. O goleiro Fábio concorda com o comandante.

"Meu pensamento sempre foi esse, de fazer equipes fortes, de qualidade, porque sei como é vestir a camisa do Cruzeiro. Todo ano você tem uma responsabilidade gigantesca, e a gente precisa ter jogadores que entendam essa responsabilidade. A gente não tem mais onde errar. Aprendemos da pior forma possível nesses dois anos, tendo dificuldades de nos manter na Série B".

Para formar um elenco qualificado, o Cruzeiro precisa quitar duas dívidas somadas em R$14 milhões na Fifa referentes às contratações dos jogadores Arrascaeta, ex-Defensor do Uruguai, e Riascos, ex-Monarcas Morelia do México (atual Mazatlán FC). Os negócios fechados em 2015 na gestão do ex-presidente Gilvan de Pinho Tavares acarretaram na punição do transfer ban por falta de pagamento.

Quem joga?

O Cruzeiro tem vários desfalques para o duelo contra o Sampaio, casos de Marcinho e Wellington Nem, advertidos com o terceiro cartão amarelo, e Vitor Leque e Keké, entregues ao departamento médico - o primeiro com estiramento no ligamento do tornozelo direito, e o segundo em virtude de um edema ósseo no pé direito.

Também estão fora Bruno José, com incômodo no tornozelo direito; Matheus Pereira, em fase de aprimoramento da parte física após se recuperar de fratura no cotovelo direito; e Marcelo Moreno, que esteve a serviço da Bolívia nas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2022.

Por outro lado, a novidade é o volante Adriano, suspenso na derrota por 3 a 0 para o Vitória, domingo, no Barradão, em Salvador. Ele deve compor o meio-campo com Lucas Ventura e Giovanni. Assim, Rômulo retorna à lateral direita. No ataque, o jovem Vitor Roque, de 16 anos, tem chance de começar entre os titulares.

No Sampaio Corrêa, Pimentinha, Alyson, Nadson, Eloir e Watson são tratados como dúvidas. O técnico João Brigatti deve colocar alguns desses atletas para iniciar o jogo.

SAMPAIO CORRÊA X CRUZEIRO

SAMPAIO CORRÊA
Luiz Daniel; Maurício, Allan, Nilson Júnior e Éder Lima; Betinho, Ferreira, Gui Campana (Pimentinha) e Léo Artur (Nadson); Roney e Jackson
Técnico: João Brigatti

CRUZEIRO
Fábio; Rômulo, Rhodolfo, Eduardo Brock e Felipe Augusto (Jean Victor); Adriano, Lucas Ventura e Giovanni; Claudinho (Vitor Roque), Dudu (Felipe Augusto) e Thiago
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Motivo: 37ª rodada da Série B

Estádio: Castelão, em São Luís-MA

Data: quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Horário: 21h

Árbitro: Salim Fende Chavez (SP)

Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)

VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)