(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas SÉRIE A

Perdendo para a COVID

Mais dois jogadores são diagnosticados com coronavírus e Atlético terá desfalque de sete titulares diante do Ceará. Partida de amanhã põe em jogo reabilitação alvinegra


21/11/2020 04:00

O volante Jair é mais um que entrou na lista dos atletas atleticanos com a doença, que afastou também o técnico Sampaoli (foto: BRUNO CANTINI/AGÊNCIA GALO/ATLÉTICO - 3/7/20)
O volante Jair é mais um que entrou na lista dos atletas atleticanos com a doença, que afastou também o técnico Sampaoli (foto: BRUNO CANTINI/AGÊNCIA GALO/ATLÉTICO - 3/7/20)
Com oito jogadores já afastados por causa da COVID-19, o Atlético confirmou ontem mais dois casos entre os atletas. Agora, dos titulares, o goleiro Everson e o volante Jair se juntam ao zagueiro Réver, ao lateral-direito Guga, ao volante Allan, ao meia Alan Franco e ao atacante Vargas, cujos casos haviam sido confirmados na quarta-feira.

Assim, o time terá nada menos que sete desfalques do grupo principal para a partida de amanhã contra o Ceará, em Fortaleza. No duelo, o Galo busca a recuperação, já que, com uma formação completamente destroçada diante do Athletico, vem de derrota por 2 a 0 no Mineirão.

O prazo mais otimista para a volta da maioria é só em 6 de dezembro, contra o Internacional, pela 24ª rodada. Além deles, o goleiro Victor, o zagueiro Gabriel e o atacante Sávio estão com a doença. Com os últimos testes, o alvinegro chegou a 32 casos de COVID-19.

Nos exames realizados na quinta-feira, apenas Júnior Chávare, coordenador das categorias de base do clube, havia testado positivo. Os de ontem já incluíram Everson, Jair e também o auxiliar técnico Éder Aleixo.

Atualmente, 25 profissionais do departamento de futebol profissional estão afastados após terem sido diagnosticados com o vírus. Desses, dez são jogadores. O técnico Jorge Sampaoli também faz parte da lista. O argentino está se recuperando de uma tosse, mas, no geral, sente-se bem. Por ter apresentado sintoma, deve demorar mais a voltar aos trabalhos presenciais.

Sampaoli permanece isolado em casa, mas tem coordenado tudo o que cerca o time do Galo. Do condomínio onde mora, em Lagoa Santa, planejou os treinos, com direito ao tempo de cada atividade. O argentino acompanha a parte tática e avalia os rendimentos dos jogadores a partir de vídeos disponibilizados pelo clube.

Por telefone, conversa com Leandro Zago, treinador do time de transição do Galo, repassando orientações. Ninguém do grupo de coordenação do argentino está disponível para participar dos treinamentos. Além de Sampaoli, seis integrantes de sua comissão técnica foram infectados pelo coronavírus: o gerente Gabriel Andreata; o auxiliar Jorge Desio; o preparador físico Pablo Fernández; o auxiliar de preparação física Marcos Fernández; o treinador de goleiros Danilo Minutti e o analista de desempenho Frederico Fortes.

Carlos Desio, contratado para ser o elo entre os profissionais e o time B, foi outro diagnosticado com COVID-19. Mesmo em quarentena, Sampaoli não abre mão de centralizar as decisões relativas ao time. Será dele a 'missão' de escalar a equipe que enfrentará o Ceará em busca da reabilitação.

FESTA DA DISCÓRDIA


Criticado por ter promovido uma confraternização recente por seu aniversário, o gerente de futebol do Atlético, Gabriel Andreata, admitiu que 
realizou a festa no início deste mês, mas contestou a hipótese de que o evento teria sido o estopim para os casos de coronavírus no clube. "Não há nenhuma comprovação de que o vírus tenha se espalhado nesse encontro, já que nenhum dos familiares presentes apresentou testes positivos", defendeu-se.

O próprio Sampaoli confirmou ter passado rapidamente pelo local. Andreata admitiu que ninguém usava máscara. "Como todos sabem, ninguém participa de um jantar de máscara, mas seguimos todos os cuidados de distanciamento, como sempre acontece em nossas reuniões entre a comissão técnica". Ele queixou-se de “julgamento e condenação sem nenhuma prova concreta".

Atleticana


Denunciados - O Atlético, o técnico Jorge Sampaoli e o analista de desempenho Diogo Meschine Alves foram denunciados pela Procuradoria da Justiça Desportiva por ocorrências na goleada sobre o Flamengo por 4 a 0, no Mineirão. Suspenso por ter recebido três cartões amarelos, o argentino não poderia estar no estádio e trocar informações com o integrante da comissão técnica. O clube pode ser multado entre R$ 100 e R$ 100 mil, enquanto Sampaoli e Meschine correm risco de suspensão de uma a seis partidas. “Jorge Sampaoli estava no estádio passando orientações. A prova de vídeo é inegável”, sustenta a promotoria.

Afastados


32 casos de COVID tem o Galo

10 entre atletas


*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)