Jornal Estado de Minas

SÉRIE A

Sétima vitória consecutiva em mais uma noite de Keno

 
As últimas noites de sábado têm sido sinônimo de puro êxtase para o torcedor do Atlético e para o atacante Keno. Mais uma vez, o atacante de 30 anos esbanjou futebol de alta qualidade técnica para garantir a 10ª vitória alvinegra no Campeonato Brasileiro, desta vez sobre o Goiás, por 3 a 0, no Mineirão. Graças ao futebol ofensivo e à regularidade (foi o único que não empatou nenhuma partida), o time de Jorge Sampaoli sustenta a liderança da competição pela quinta rodada consecutiva.





Jogar aos sábados têm sido positivo para os mineiros. A equipe chegou à dianteira na Série A depois de virada impressionante sobre o Atlético-GO por 4 a 3, em 19 de setembro, em Goiânia, com três gols de Keno. Em seguida, o atacante fez mais três e garantiu a boa vitória sobre o Grêmio por 3 a 1, no dia 26, no Mineirão, numa demonstração de que é um dos grandes jogadores do Atlético e do Campeonato Brasileiro.
 
Ontem, Keno foi novamente a peça mais importante do Galo na quebra das linhas de defesa do Goiás. E o jogador executou com precisão a tarefa dada por Sampaoli. Marcou um gol de pênalti e ainda deu bela assistência para o segundo gol, marcado por Nathan, também no primeiro tempo. Poderia ter feito o segundo gol, na etapa final, mas a bola explodiu na trave depois de chute cruzado.

A jogada do terceiro gol, de Marrony, também teve participação do camisa 11. Numa saída de bola errada, o jogador roubou e passou para o companheiro, que precisou chutar duas vezes para marcar o gol. “Queria muito agradecer a Deus. O importante é sempre poder ajudar a equipe. Os gols saem naturalmente. Pude fazer o meu e dar o passe para o Nathan marcar o segundo. Sampaoli sabe do meu potencial e eu tento cumprir o que ele pede. Vem dando certo”, ressaltou Keno.




 
O atacante disse, que apesar da perseguição dos concorrentes na tabela, o Galo precisa se concentrar apenas no seu trabalho: "A gente tem que pensar na gente, esquecer os demais adversários e tentar fazer nosso trabalho de cabeça erguida. O campeonato é muito difícil, temos que tentar vencer todos os jogos. Perdemos para o Fortaleza, mas saímos com os três pontos hoje".  
 
Outra atração da partida foi a presença do garoto Sávio, de apenas 16 anos, entre os titulares. Nascido em 10 de abril de 2004, ele ganhou a confiança de Sampaoli e foi uma das válvulas de escape pelo lado direito do ataque alvinegro. Em seu primeiro jogo desde o início, o adolescente perdeu duas chances – bem defendidas pelo excelente goleiro Tadeu, que evitou derrota mais elástica. O atacante, no entanto, deixou a partida no segundo tempo depois de torcer o tornozelo direito.
 
O caçula do grupo repete o feito do volante Neto, que, em 2019, também estreou pelo time profissional como titular aos 16 anos. A diferença é que Neto foi titular na derrota para o Tombense por 1 a 0, em Tombos, pelo Estadual, sendo lançado por Levir Culpi. Sávio já havia atuando alguns minutos na derrota para o Fortaleza.

Com Sampaoli no comando, o Atlético obteve a 12ª vitória consecutiva no Mineirão, a sétima pela competição. O ótimo rendimento em casa é, sem dúvida, um dos diferenciais na campanha alvinegra. A última derrota no Gigante da Pampulha foi em fevereiro, para a Caldense, pelo Mineiro, ainda com Rafael Dudamel no comando técnico.




 
O treinador mais uma vez mencionou a superioridade alvinegra em toda a partida: "Foi um jogo completamente dominado por nós nos 90 minutos. Foi um resultado justo. Poderia ter saído mais gols, mas o time fez a diferença, seguiu buscando o gol rival, pressionou o rival em seu campo. Mas temos que seguir crescendo e vencendo".
 
Ele valorizou o desempenho alvinegro no Mineirão, mas disse que o time precisa ser regular dentro e fora: "Ganhamos vários jogos fora. No último jogo, em Fortaleza, jogamos dominando, mas o adversário jogou todo o tempo atrás. A ideia é que tenhamos a mesma atitude dentro e fora. Teremos um jogo contra o Fluminense muito difícil e temos que recuperar nossos jovens para que eles mostrem a capacidade que eles têm" 
 

Terceiro gol no fim  

Depois de ótimo primeiro tempo, o Galo caiu de rendimento no segundo. Sampaoli voltou a fazer experiências táticas, como a entrada do lateral-direito Mailton como ponta e a dobra na esquerda formada por Fábio Santos e Guilherme Arana. Ainda assim, os donos da casa marcaram nos acréscimos para fechar a vitória em grande estilo, coroando a noite de sábado.
 
O próximo compromisso será novamente em Belo Horizonte, diante do Fluminense, quarta-feira, às 21h30. Novamente, o Galo não contará com o zagueiro Junior Alonso, com o volante Alan Franco e com o atacante Savarino, que defendem suas seleções nas Eliminatórias Sul-Americanas.







Atlético 3
x
Goiás 0

Atlético
Everson; Guga, Réver, Igor Rabello e Guilherme Arana; Jair (Dylan Borrero 33 do 2º), Nathan (Allan 13 do 2º), Hyoran (Fábio Santos 33 do 2º), Sávio (Mailton 25 do 2º) e Keno; Eduardo Sasha (Marrony 33 do 2º)
Técnico: Jorge Sampaoli


Tadeu; Pintado, David Duarte (Figueira 40 do 2º), Fábio Sanches e Jefferson (Caju, intervalo); Gilberto (Heron 27 do 1º), Breno, Shaylon (Keko 33 do 2º), Daniel Bessa e Vinícius Lopes; Rafael Moura
Técnico: Enderson Moreira

15ª rodada do Brasileiro
Estádio: Mineirão
Gols: Keno 41 e Nathan 45 do 1º; Marrony 46 do 2º
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Daniel Ziolli (SP)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Cartão amarelo: Pintado
Próximos jogos: Fluminense (c), Bahia (f) e Sport (c)