No primeiro compromisso como mandante em 2020, os jogadores do Atlético e o técnico Rafael Dudamel querem mostrar o melhor cartão de visitas à torcida no duelo de hoje com o Tupynambás, às 16h, no Independência, pela segunda rodada do Campeonato Mineiro. Depois de começar o Estadual de forma positiva – com o triunfo sobre o Uberlândia por 1 a 0, no Triângulo –, a tendência é que o Galo apresente melhor ritmo de jogo, algo que ficou faltando na estreia no meio de semana.
Desde que chegou a Belo Horizonte, Dudamel não teve chance de conhecer de fato a capital mineira. Ele ficou “concentrado” na Cidade do Galo nos últimos dias para ter maior contato com os atletas e se adaptar mais rapidamente ao ambiente de trabalho. Não conhece nem mesmo o Independência, palco onde o alvinegro habitualmente manda seus jogos – no Mineirão, esteve no ano passado como técnico da Venezuela, pela Copa América.
Para ele, o mais importante é o time mostrar bom futebol para a torcida: “Tenho muita expectativa deste primeiro encontro com os torcedores na nossa casa. Vi imagens do Independência. O time fica muito mais perto da torcida. O apoio será sentido mais de perto. Nossos jogadores estão acostumados. Eu vou desfrutar muito, vai ser um momento especial encontrar pela primeira vez com nossos torcedores, no nosso campo. Vai ser muito bonito”.
Com três semanas de trabalho no clube, Dudamel admite ainda não conhecer totalmente as características de todos os atletas e poderá fazer testes nesta tarde. Quem pode entrar como titular é o lateral-direito Mailton, de 21 anos, contratado no começo do ano depois de se destacar no Operário-PR. O treinador venezuelano também quer avaliar o desempenho do setor ofensivo, que não foi bem diante do Uberlândia, e pode fazer modificações na frente, como a entrada do armador Bruninho e dos atacantes Edinho e Ricardo Oliveira.
Titular na primeira partida, o volante Zé Welison sabe que é preciso entrega para continuar prestigiado com o comandante, que chegou ao futebol brasileiro com a proposta de implantar nova filosofia de jogo: “Para conquistar o treinador, a gente tem que trabalhar todos os dias, se dedicar. E é isso que venho fazendo durante o tempo em que estou aqui. Se depender de mim, não vai faltar dedicação, não importa se eu estiver jogando ou não. Dependo muito disso para conquistar meu espaço”.
O jogador teceu elogios ao recém-chegado Allan, principal contratação do Galo para esta temporada (custou R$ 18 milhões aos cofres do clube) e companheiro dele no meio-campo no primeiro confronto do ano. “É uma pessoa sensacional, que a gente recebeu muito bem. É um jogador muito técnico e também bom na marcação. Ele vinha atuando muito bem no Fluminense e consegue atuar bem em várias posições. O professor pode observar para colocá-lo na melhor função para ajudar o Galo, que é o que importa.”
NOVO TÉCNICO
O Tupynambás estreia o técnico. Ex-auxiliar da equipe, Zé Luís ocupará o lugar de Paulo Campos, que pediu para se desligar do clube alegando problemas pessoais. O time de Juiz de Fora estreou com derrota para o Tombense por 1 a 0, em casa.
Atlético
Michael; Patric (Mailton), Réver, Gabriel (Igor Rabello) e Fábio Santos; Zé Welison (Martínez), Jair e Allan; Hyoran (Bruninho), Marquinhos e Di Santo (Ricardo Oliveira)
Técnico: Rafael Dudamel
Tupynambás
Renan; Henrique, Adriano, Diego e Grafite; Leo Salino, Allan e Lúcio; Yago Caju, Vanger e Ademílson
Técnico: Zé Luís
2ª rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Independência
Horário: 16h
Árbitro: Wanderson Alves de Souza
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Marcus Vinícius Gomes
TV: Globo