(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas EUROPA

Promessa de jogo bonito


postado em 15/01/2020 04:00

Apresentado ontem como técnico do Barcelona, Quique Setién diz que vai resgatar o futebol de toque de bola que consagrou o time(foto: LLUIS GENE/AFP)
Apresentado ontem como técnico do Barcelona, Quique Setién diz que vai resgatar o futebol de toque de bola que consagrou o time (foto: LLUIS GENE/AFP)


Admirador do jogo de toques rápidos e ofensivos e fã confesso do saudoso Johan Cruijff, Quique Setién, novo técnico do Barcelona, prometeu ontem, em sua apresentação, recolocar em prática o estilo que consagrou a equipe catalã. “Em todas as equipes em que estive, só garanti uma coisa: que minha equipe vai jogar bem”, disse Setién, que substitui Ernesto Valverde. Ele é apenas o oitavo treinador do time azul-grená nos últimos 17 anos.

Quique Setién assinou contrato com o Barcelona até junho de 2022, embora o presidente Josep Maria Bartomeu tenha alertado que o vínculo contempla a possibilidade de que o futuro presidente, a ser eleito em 2021, possa realizar mudança no cargo.

O treinador chega já sabendo que sua missão é fazer a equipe recuperar o futebol vistoso: “Jamais pensei que o Barcelona me escolheria. Não tenho títulos, só mostrei que esta filosofia (do jogo de toque) me encanta e, mesmo se tive o Betis, o Las Palmas e o Lugo jogando um bom futebol, eu não sabia que isso seria suficiente para vir. Sou grato”, comentou, sem esconder a empolgação com a oportunidade: “Tentarei passar para os jogadores meu entusiasmo, essa vontade, essa confiança que tenho agora. Nem em meus melhores sonhos poderia ter imaginado isso”.

A chance de trabalhar com grandes craques do futebol mundial o motiva. “Ainda não tenho perfeita consciência do que significa treinar o melhor jogador do mundo (Messi) e os companheiros que ele tem”, destacou Setién, que não quis adiantar se pedirá reforço para o ataque devido às lesões de Luís Suárez e Ousmane Dembélé, mas avisou que os jovens da base ganharão mais espaço.

ANTECESSOR

Setién, de 61 anos, também elogiou seu antecessor, pois “o trabalho que ele fez e a maneira como nos deixa a equipe é para se agradecer. Não é normal te deixarem uma equipe que está em primeiro lugar”. Valverde foi demitido após a eliminação nas semifinais da Supercopa da Espanha diante do Atlético de Madrid (3 a 2), apesar de deixar o Barça como líder do Campeonato Espanhol e classificado para as oitavas de final da Liga dos Campeões.

Em carta aberta à torcida, Valverde relembrou o período à frente do time. “Foram duas temporadas e meia muito intensas desde o começo. Vivi momentos muito alegres, celebrando vitórias e títulos, mas também outros duros e difíceis”, disse, agradecendo a Josep María Bartomeu e aos jogadores por “todo o trabalho e esforço que nos permitiram comemorar quatro títulos juntos”. Foram duas taças do Espanhol (2018 e 2019), uma da Copa do Rei (2018) e uma da Supercopa da Espanha (2018).


*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)