(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas CRUZEIRO

Promessa de jogão

Decisão do Mundial de Clubes reúne nesta tarde, em Doha, Flamengo e Liverpool, donos de estilos bem parecidos, privilegiando o futebol ofensivo. Atacantes devem ser protagonistas


postado em 21/12/2019 04:00

Gabriel foi decisivo durante o Campeonato Brasileiro, na final da Copa Libertadores e rubro-negros esperam que ele brilhe também no Catar(foto: Giusepe Cacace/AFP)
Gabriel foi decisivo durante o Campeonato Brasileiro, na final da Copa Libertadores e rubro-negros esperam que ele brilhe também no Catar (foto: Giusepe Cacace/AFP)


Os amantes do futebol não têm dúvidas de que o campeão mundial de 2019 será a equipe que demonstrar maior equilíbrio entre defender com eficiência e atacar com qualidade. Quando a bola rolar hoje, às 14h30 (de Brasília), no Estádio Internacional Al Khalifa, Flamengo e Liverpool vão decidir o título do Mundial de Clubes numa partida aguardada pelos torcedores justamente pelo estilo de jogo parecido de brasileiros e ingleses – privilegiando a intensa pressão sobre os adversários, a posse de bola e a construção vertical de jogadas.

Ao longo da temporada, os dois times mostraram faro de gol e, assim, fizeram história. O rubro-negro carioca fez grande investimento e colheu os resultados dentro das quatro linhas, balançando as redes 150 vezes e levando os títulos da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro no mês passado. Já os europeus atravessam seu melhor momento desde a chegada de Jürgen Klopp (em outubro de 2015), ao vencer a Liga dos Campeões em junho e ter um dos melhores ataques do planeta, com Mané, Salah e Roberto Firmino.

Responsável pela mudança de patamar do Flamengo, o português Jorge Jesus deixa em evidência que o importante, além de ganhar títulos, é mostrar um estilo de jogo envolvente: “O que o Flamengo tem passado ao longo dos últimos seis meses em que estamos no Brasil tem sido a ideia de um jogo olhando sempre para o gol, para frente, para o espetáculo. Nós, europeus, como treinadores, somos formados não só para ganhar. Só ganhar não adianta, as equipes têm que ganhar e proporcionar o espetáculo. Foi isso que tentamos fazer no Flamengo. E tivemos a sorte de ter jogadores que podem colocar em pratica essa ideia”.

"O que o Flamengo tem passado ao longo dos últimos seis meses em que estamos no Brasil tem sido a ideia de um jogo olhando sempre para o gol, para frente, para o espetáculo"

Jorge Jesus, treinador do Flamengo


A grande dúvida entre os torcedores é justamente qual postura o Fla adotará diante de um dos gigantes do futebol mundial. O capitão Éverton Ribeiro entende que será necessário manter a atenção e o equilíbrio no momento de atacar o adversário: “Por ser uma final, existe a pressão, a ansiedade normal. 
É um jogo em que o detalhe vai falar muito alto. Há uma grande equipe do outro lado, e temos que ficar atentos desde o primeiro minuto para anular o que eles têm de melhor”.

O Flamengo terá força máxima na decisão. Havia certa preocupação a respeito da marcação pelo lado esquerdo, onde saíram os gols de River Plate (na decisão da Libertadores) e de Al-Hilal (nas semifinais do Mundial), mas Jesus usou os últimos treinos para corrigir o posicionamento de Filipe Luís e Pablo Marí. O trio formado por Gabriel, Bruno Henrique e De Arrascaeta está confirmado para a partida.

SEM FAVORITISMO

Embora deem importância ao inédito título mundial, os jogadores do Liverpool e o técnico Jürgen Klopp sinalizam que conquistar o Campeonato Inglês será tão fundamental quanto vencer no Catar. Desde que a equipe desembarcou em Doha, o treinador já havia dito que poderia poupar atletas na competição, como ocorreu na difícil vitória sobre o Monterrey por 2 a 1, nas semifinais. Na quinta-feira, os Reds já voltam a campo contra o Leicester, para tentar aumentar a vantagem para 13 pontos na liderança do Nacional.
Egípcio Salah é um dos alicerces do rápido ataque da equipe inglesa. Autor de 24 gols em 2019, está atrás apenas do senegalês Sadio Mané, artilheiro do time no ano, com 30(foto: Giusepe Cacace/AFP)
Egípcio Salah é um dos alicerces do rápido ataque da equipe inglesa. Autor de 24 gols em 2019, está atrás apenas do senegalês Sadio Mané, artilheiro do time no ano, com 30 (foto: Giusepe Cacace/AFP)

Jürgen Klopp não vê favoritismo dos ingleses hoje: “Não nos vemos como um time que não pode perder, mas sim como um time que tem que trabalhar duro para vencer. Não há vantagem psicológica, para ser sincero. O que tentamos é estar 100% garantidos para a partida. Oferecemos tudo de melhor para que eles possam relaxar e pensar em algo diferente, não só futebol. Queremos criar a melhor base para ganhar e, enquanto fazemos isso, tentamos nos divertir. Mas não achamos que somos os únicos a fazer isso. Tenho certeza que os torcedores do Flamengo estão se divertindo muito e estão empolgados com o time. Não há vantagem para ninguém antes”.

Amigo de Filipe Luis e Gerson, o goleiro Alisson elogia o Flamengo e entende que o Liverpool precisa evoluir em relação ao jogo das semifinais contra o Monterrey: “Tivemos a experiência de jogar contra um time mexicano, o que foi novidade para nós. A bola é redonda, o campo é o mesmo, mas as características acabam mudando. Não jogamos a nossa melhor partida, com certeza. E amanhã (hoje) a gente tem que fazer muito melhor para ganhar do Flamengo, que é uma grande equipe com jogadores experientes e acostumados a disputar grandes finais, assim como a nossa equipe”.

"Não nos vemos como um time que não pode perder, mas sim como um time que tem que trabalhar duro para vencer. Não há vantagem psicológica"

Jürgen Klopp, técnico do Liverpool

 
FICHA TÉCNICA
Flamengo x Liverpool
Flamengo: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Mari e Fillipe Luis; Willian Arão, Gerson, De Arrascaeta, Éverton Ribeiro e Bruno Henrique; Gabriel
Técnico: Jorge Jesus
Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Joe Gomez, Van Dijk e Robertson; Henderson, Keita e Oxlade-Chamberlain (Wijnaldum); Sadio Mané, Roberto Firmino e Salah
Técnico: Jürgen Klopp
Estádio: Internacional Al Khalifa
Horário: 14h30
Árbitro: Abdulrahman Al Jassim (CAT)
Assistentes: Taleb Al Marri e Saoud Almaqaleh (CAT)
VAR: Juan Munuera (ESP)
TV: Globo e Sportv


Mais lucrativo que Liga dos Campeões 

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirmou ontem que a entidade avalia nove ofertas de empresas que buscam adquirir os direitos comerciais e de transmissão do futuro e reformulado Mundial de Clubes – que ele acredita que se tornará o mais lucrativo torneio de equipes do planeta, ultrapassando a Liga dos Campeões da Europa. A primeira edição no novo formato, com 24 times, está prevista para junho de 2021, na China. “A Liga dos Campeões está gerando dinheiro de todo o mundo, e para onde vai esse dinheiro? Para a Europa”, disse Infantino. “Obviamente, é a missão da Uefa. A missão da Fifa é o mundo. O Mundial vai ser a melhor competição de clubes no mundo. O que quer que a Fifa faça, tem que ser o melhor. Não deveríamos nos preocupar ou nos envergonhar com sucesso comercial”. Ainda não estão definidos os critérios para a classificação dos times.


Todos os campeões


7

Real Madrid (1960, 1998, 2002, 2014, 2016, 2017 e 2018)

4

Milan (1969, 1989, 1990 e 2007)


3

Peñarol (1961, 1966 e 1982)
Boca Juniors (1977, 2000 e 2003)
Nacional (1971, 1980 e 1988)
São Paulo (1992, 1993 e 2005)
Internazionale (1964, 1965 e 2010)
Bayern de Munique (1976, 2001 e 2013)
Barcelona (2009, 2011 e 2015)

2

Santos (1962 e 1963)
Independiente (1973 e 1984)
Ajax (1972 e 1995)
Juventus (1985 e 1996)
Porto (1987 e 2004)
Manchester United (1999 e 2008)
Corinthians (2000 e 2012)

1

Racing (1967)
Feyenord (1970)
Atlético de Madrid (1974)
Olimpia (1979)
Flamengo (1981)
Grêmio (1983)
River Plate (1986)
Estrela Vermelha (1991)
Vélez Sarsfield (1994)
Borussia Dortmund (1997)
Internacional (2006)

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)