(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas SéRIE B

Coelho conta com a torcida


postado em 15/11/2019 04:00

Na expectativa de receber seu maior público até aqui na Série B do Campeonato Brasileiro, o América enfrenta o Vitória hoje, às 17h, no Independência. Quinto colocado na classificação geral, com 55 pontos, a dois do terceiro (Coritiba) e do quarto (Atlético-GO) colocados, o Coelho faz uma promoção para encher o Horto. A entrada, hoje, custa R$ 5. Além disso, cada sócio Onda Verde poderá levar dois convidados.

 

Entre os torcedores, euforia e empolgação mostram confiança não só na vitória, mas também na entrada no G-4 e na classificação para a Primeira Divisão do futebol brasileiro. Desde a vitória por 2 a 0 sobre o Cuiabá, na segunda-feira, que as redes sociais de grupos de americanos estão movimentadas, com uns chamando os outros (aqueles que pouco vão a campo), no intuito de empurrar o time para mais uma vitória.

 

Entrar no grupo dos quatro primeiros colocados, no entanto, não depende apenas de um triunfo hoje. Os americanos torcem também por uma derrota do Atlético-GO, ou mesmo um empate, contra o Paraná, às 21h30. “O Paraná também está brigando por uma vaga no G-4 e precisa vencer hoje, pois a luta é direta contra o time goiano, América e também Coritiba, que joga amanhã contra o Oeste, em casa”, diz o economista e torcedor alviverde Moacir Brant, de 65 anos.

 

Ele esbanja otimismo. “Antes do jogo contra o Paraná, disse que o América ganharia quatro jogos e empataria um nas cinco últimas partidas, e que a igualdade seria contra o Cuiabá, mas ganhou. Ou seja, perdeu para a Ponte, mas se recuperou no Mato Grosso. Pelo que vi da tabela, estou confiante, pois venceremos hoje e o Paraná vencerá também. O América tem condições de ganhar os outros dois jogos: o Guarani, apesar de ser em Campinas, e o São Bento, novamente aqui.”

 

O comerciante Mário Augusto Massi Papini, de 52, também está otimista. “Amanhã é feriado. Vou pro clube pela manhã, mas voltarei cedo pra casa para almoçar e me preparar para o jogo. Não perco por nada. Estou confiante numa vitória hoje, 2 a 0, e também na classificação para a Série A. Falo isso porque, analisando a tabela, os nossos principais rivais, Coritiba e Atlético-GO, têm jogos mais difíceis que os nossos daqui pra frente.”

 

O arquiteto Humberto Gontijo, de 71, a exemplo de Mário, concorda que a tabela é favorável ao América, para que o time retorne à Série A. “Futebol é complicado. Você não pode afirmar que vai ganhar. O Vitória, por exemplo, já está com a vida definida. Não cai mais. Mas isso não quer dizer que vai entrar desligado em campo. Pode complicar, sim. O Guarani ainda briga para não cair. O São Bento já está rebaixado, mas não quer dizer que será fácil. Apesar disso, acredito que o América possa vencer os três jogos e um dos concorrentes, Coritiba ou Atlético-GO, tropece para subir para a Série A.”

 

Bom ambiente Entre os jogadores, o pensamento também é vencer e torcer contra os principais concorrentes. Para o volante Juninho – “agora artilheiro”, como ele brinca depois do gol em Cuiabá, seu terceiro na Série B –, “precisamos conseguir os resultados, o que significa dizer que temos de vencer os três jogos, fazendo a nossa parte. Além do mais, tenho certeza de que os demais concorrentes vão tropeçar.”

 

Ele diz ainda que existe uma cumplicidade entre os jogadores, para que os objetivos, primeiro de entrar no G-4 e depois conseguir a classificação para a Série A, sejam alcançados. “Será um feito histórico na vida do América se conseguirmos alcançar tudo isso. Pelo que passamos antes, a lanterna, a falta de vitórias, e veio a reação na competição.”

 

Um bom ambiente pode ser definido pela alegria dos jogadores, e é o que se vê no Coelho. Ao ouvir o comentário de Juninho, se intitulando “artilheiro”, Júnior Viçosa, que foi quem mais marcou pelo América nesta Série B, sete vezes, não perdeu tempo para retrucar: “Eu sou o 'rei das assistências'. Dei passes para os dois gols em Cuiabá. Só na Série B já foram quatro passes que resultaram em gols. Na temporada toda, seis. Já, já estou passando à frente dos meus companheiros que atuam no meio-campo e ataque. Mas fico feliz mesmo é em poder ajudar, contribuir com o time. Se não marco e dou o passe para o gol, fico feliz do mesmo jeito. Missão cumprida”.

 

O adversário O técnico Geninho tem problemas para escalar o Vitória. O volante Rodrigo Andrade, que se contundiu no empate por 2 a 2 com o CRB, ainda não se recuperou e deve ser substituído por Felipe Gedoz. Os dois laterais titulares também estão fora da partida. Van, o direito, foi expulso no último jogo, e o esquerdo, Thiago Carletto, cumpre suspensão por três cartões amarelos. O técnico Geninho, durante toda a semana, fez questão de lembrar que o time baiano ainda luta contra o rebaixamento. “Estamos a uma vitória de escapar.”

 

36ª rodada da Série B do Brasileiro’2019

América

Airton; Leandro Silva, Lucas Kal, Ricardo Silva e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho e Willian Maranhão; Diego Ferreira, Matheusinho e Júnior Viçosa

Técnico: Felipe Conceição

 

Vitória

Martín Rodriguez; Matheus Rocha, Éverton Sena, Ramon e Capa; Léo Gomes, Lucas Cândido, Eron e Rodrigo Almeida (Felipe Gedoz); Wesley e Anselmo Ramon

Técnico: Geninho

 

Estádio: Independência

Horário: 17h

Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)

Assistentes: Daniel Luiz Marques e 

Danilo Paulo Ziolli (SP)

Americanos pendurados: Felipe Conceição, Júnior Viçosa, Leandro Silva, Lucas Kal, Ricardo Silva, Diego Ferreira, Sávio, Zé Ricardo e França

TV: Pay per view 

 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)