Jornal Estado de Minas

Série B

Estreia de gala do americano Flávio


Duas manhãs seguidas de futebol no Estádio Independência, momentos de contrastes. Se no sábado as arquibancadas estavam cheias, com mais de 22 mil torcedores, ontem, quando o América venceu o Guarani, na raça, por 3 a 2, o cenário era bem diferente, com as cadeiras vazias. Aliás, isso vai se tornando uma rotina nas partidas do Coelho. Mas, se no sábado o estádio do Horto foi carrasco do Galo, ontem assistiu à quinta vitória do América na Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, subiu da 17º posição para a 13ª.


Agora, o América, que só falava em escapar ao rebaixamento, passa a brigar por um dos quatro primeiros lugares da competição, que dará o acesso à Série A. Está a nove pontos do quarto lugar – soma 21 pontos, contra 30 do Sport. A vitória foi importante também para aumentar a confiança do grupo, pois o time mineiro chega a seis jogos invictos, sendo que venceu os três últimos em casa.


A manhã de domingo foi especial para dois jogadores: o centroavante Júnior Viçosa, que marcou duas vezes, e o meio-campo estreante Flávio, autor do gol da vitória. O atacante, que chegou a ser vaiado em vários jogos pela torcida do Coelho, agora se torna ídolo.

Foi seu quinto gol e é o artilheiro do time na competição. Viçosa vinha passando por um momento de “seca”, como se diz na gíria do futebol. “Mas isso acabou, e agora o importante é ajudar o América.”


Flávio diz que viveu ontem a maior emoção de sua carreira. Ele expressou isso logo após o gol, quando arrancou a camisa e correu, rodando-a, até o banco de reservas para comemorar com os companheiros. “Foi demais. No meu primeiro jogo e faço o gol da vitória.”


O América mostrou que segue firme na recuperação. No jogo de ontem, uma situação que mostrou, segundo o técnico Felipe Conceição, a força do grupo.

“Saímos atrás no placar. Mas empatamos logo em seguida, o que foi importante. No segundo tempo, passamos à frente, mas sofremos um gol que deixou a equipe nervosa. Mas os jogadores conseguiram se equilibrar emocionalmente e passamos a atacar, pressionar. Conseguimos o gol da vitória, depois de termos um gol anulado.”
Depois de um primeiro tempo em que saiu atrás no placar e conseguiu o empate com Júnior Viçosa, o América conseguiu virar o jogo no segundo tempo, apesar da maior posse de bola do Guarani, com gol de pênalti de Júnior Viçosa.


O empate do Bugre saiu de uma bola parada e da forma mais cruel possível. Aos 29min, Thallyson cobrou falta lateral. João Paulo desviou contra o próprio gol: 2 a 2.
O gol fez com que o América se lançasse ao ataque.

O técnico Felipe Conceição trocou o volante Juninho e abriu o time com a entrada de Marcelo Toscano. Leandro Silva chegou a marcar aos 44'. Mas a arbitragem assinalou impedimento. Minutos depois, aos 47min, Flávio finalizou de fora da área e explodiu de alegria ao marcar: 3 a 2.


O América se prepara agora para enfrentar o São Bento, 15º colocado, em Sorocaba, quarta-feira, às 19h15.

.